Juiz recusa condenação antecipada de jovens no “rolezinho” do Iguatemi Campinas

O juiz Herivelto Araujo Godoy, da 8ª vara Cível de Campinas (SP), negou a condenação antecipada de jovens e adolescentes que organizam os chamados “rolezinhos” no Shopping Center Iguatemi. A decisão tomada no dia 10, sexta-feira, com publicação para hoje, 14.

O apartheid social aparece em shoppings (foto de São Paulo)

Os “rolezinhos” são a reunião de grande número de jovens, principalmente da periferia da cidade, nos shoppings. Na última sexta-feira, o juiz indeferiu liminar do Shopping Iguatemi Campinas para impedir a realização do evento “rolezinho”.

A reunião de jovens é organizada por meio redes sociais como Facebook e Twitter em shoppings e tem assustando proprietários, comerciantes e clientes porque expõe de forma explícita o apartheid social e econômico da sociedade brasileira.

A maioria dos jovens são pardos e negros com roupas e identidade visual que não é comum nos shoppings.

De acordo com a decisão do juiz, “não se encontram presentes, porém, os requisitos legalmente exigidos para a concessão do mandado liminar, nos moldes previstos pelo Código Civil. Isto porque não houve demonstração inequívoca de que os réus poderiam praticar atos que, por si só, fossem aptos a despertar o justo receio de turbação ou esbulho iminentes”.

Mais abaixo, o juiz afirma: “se é correto afirmar que distúrbios se verificaram em eventos semelhantes em outras cidades, também é cediço que muitos deles transcorreram de forma pacífica, sem a ocorrência de crimes, nada justificando o cerceamento prévio dos jovens”. (Processo: 1000325-19.2014.8.26.0114) (Carta Campinas)

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

3 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

9 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

9 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

9 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago