Metade das crianças, filhos de fumantes, é fumante passiva, mostra pesquisa

Um estudo sobre o tabagismo passivo revelou que 51% das crianças até 5 anos são consideradas fumantes passivas por causa do vício dos pais. A pesquisa foi coordenada pelo diretor do Ambulatório de Drogas do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), João Paulo Lotufo.

Segundo a pesquisa, essas crianças desenvolvem mais otites, bronquites, rinites, asma e duas vezes mais morte súbita quando comparadas com as de pais não fumantes.

Segundo ele, a pesquisa foi feita com a urina do fumante e de alguém da família que não fuma quando foi constatada a presença de nicotina também no sangue dos fumantes passivos.
“O fumante passivo também corre o risco de dependência e de inflamação das mucosas. Todos os que têm tendência a desenvolver doenças como as otites, rinites, bronquites, asma, vão sofrer e ter mais problemas. Nesses casos a mucosa já é inflamada e com a fumaça isso piora muito”.

Ele destacou que muitos pais alegam que fumam fora de casa para não prejudicar os filhos, mas isso não adianta, pois o cheiro do cigarro fica no corpo e nas roupas do fumante e, consequentemente, as crianças acabam respirando isso. “Só o cheiro já é motivo de inflamação. Sem dúvida é melhor fumar fora, mas o ideal é parar de fumar. Pelo menos 305 de quem vem ao ambulatório para parar de fumar, tem como motivação os filhos”.

Lotufo observou que depois que São Paulo aprovou a Lei Antifumo houve diminuição dos casos de doenças cardiocirculatórias. “Infelizmente são só sete estados que tem essa lei em vigor. O Brasil ainda não é um ambiente livre de fumaça, mas a lei que abrange todo o país já foi aprovada, mas ainda não regulamentada. Estamos em um movimento para que ela ente em vigor o quanto antes”.

Recent Posts

Escolhido como vice de Flávio Bolsonaro tem acusação de estupro de vulnerável no STF

(foto andressa anholete - ag senado) O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), que foi anunciado…

15 hours ago

Ópera do Malandro retorna ao palco do Centro de Convivência em Campinas

(foto Thais Mazzoco - divulgação) Foto de A Cia. Bravo de Teatro Musical volta aos…

15 hours ago

Matula Teatro está de volta com ‘Como se Fosse’, em comemoração aos 20 anos da Lei Maria da Penha

(foto nina pires - divulgação) Nesta sexta-feira, 7 de agosto, quando a Lei Maria da…

19 hours ago

Feira de Discos de Vinil de Campinas reúne 20 expositores na Estação CIS Guanabara

(foto adriano rosa - divulgação) A Feira de Discos de Campinas realiza mais uma edição,…

21 hours ago

Exposição reúne acervos e obras contemporâneas da arte postal na Biblioteca Zink

Antes da internet encurtar distâncias, cartas, selos e envelopes eram suportes para o diálogo e…

2 days ago

Favela Inspira abre inscrições para workshops em três atividades gratuitas

Lu Ahumy, que ministra a oficina de culinária indígena. (foto divulgação ) A arte, a…

2 days ago