A primeira fase do vestibular da Unicamp 2014 teve 68.705 candidatos que disputaram apenas 3.460 vagas nos cursos da Unicamp e também da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou a prova em 18 cidades do Brasil e registrou uma abstenção de 6,9%, revertendo uma tendência dos últimos anos com aumento do índice de abstenção. Na primeira fase do Vestibular 2013 a abstenção foi de 7,6%. No Vestibular 2014, 5.113 candidatos não compareceram para fazer o exame.
A Comvest vai divulgar o gabarito das questões na próxima terça-feira (12/11) e a expectativa da banca de redação na quinta-feira (14/11). A prova da primeira fase já está disponível para consulta na pagina do Convest, bem como os índices de abstenção por cidade.A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase. A segunda fase será realizada nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 20 e 24 de janeiro de 2014, em Campinas.
A prova da primeira fase teve duas partes: a Redação, em que o candidato foi solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de prova foi de cinco horas.
Para a segunda fase, serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase, em número mínimo de três e máximo de seis vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção. Serão eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de Redação ou na parte de Conhecimentos Gerais.
A Unicamp realiza as provas do Vestibular 2014 nas seguintes cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. (Rede Carta Campinas com informações de divulgação)