Unicamp lamenta morte de estudante e diz que PM não atendeu a chamado da vigilância

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) soltou uma nota lamentando a morte do estudante Denis Papa Casagrande, aluno do cursos de Engenharia e Controle de Automação, da Faculdade de Engenharia Mecânica, ocorrida na  madrugada deste sábado (21), dentro do Campus da universidade, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Facebook do estudante

O universitário, de 21 anos teria sido esfaqueado durante uma briga, durante uma festa no Ciclo Básico, região central do campus. Um outro jovem, Anderson Marcelino Ferreira Mamede, também ficou ferido, mas foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o HC da Unicamp.

A universidade informou na nota que pretende esclarecer o fato e que “tomará providências administrativas para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar os responsáveis pela festa realizada sem autorização da instituição bem como a participação de pessoas estranhas à comunidade acadêmica. Consta dos registros da Vigilância Interna da Unicamp que, por volta das 23 horas de sexta-feira (20), o campus foi invadido pelos participantes da festa, que avançaram com seus carros sobre as barreiras colocadas nas portarias 1 e 4 e sobre os vigilantes que tentaram barrar sua passagem.”

A nota também afirma que a Vigilância Interna teria solicitado apoio à Polícia Militar (PM) e à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Segundo o comunicado, “ambas as solicitações não foram atendidas, apesar da insistência da Vigilância Interna”.

A Universidade informou ainda que “o lamentável incidente do qual o estudante foi vítima ocorreu por volta das 04h00, em decorrência de uma briga entre os participantes da festa. Importante destacar que, em 2009, o Conselho Universitário aprovou deliberação determinando que a realização de festas no campus está sujeita a autorização prévia. O texto também deixa explicito que o descumprimento das normas sujeitará os responsáveis à aplicação de penalidades disciplinares, nos termos dos Estatutos e do Regimento Geral da Unicamp”. (Da Redação do CartaCampinas)

 

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

42 minutes ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

44 minutes ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

6 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

7 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

7 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

8 hours ago