Pesquisadora cria chocolate de soja e garante que também é saboroso

A engenheira de alimentos da Unicamp Alessandra Bugatte Palazzo,  responsável por desenvolver na Universidade um chocolate a partir da soja, sem açúcar e com baixas calorias, garante que o chocolate é saboroso e derrete na boca.  O desenvolvimento do chocolate foi resultado da pesquisa de doutorado conduzida junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e divulgado pelo site da própria universidade. O trabalho também foi publicado no Journal of Sensory Studies, revista científica de impacto na área de análise sensorial.

Alessandra Bugatte Palazzo

Alessandra realizou  avaliações com 120 consumidores acostumados com o chamado chocolate padrão para verificar que o sabor do chocolate de soja agradava o paladar. “O nosso produto também foi analisado por equipes treinadas em testes sensoriais. As análises mostraram resultados bastante satisfatórios. A formulação apresentou, de modo geral, as mesmas características com as quais o consumidor está acostumado quando come o chocolate convencional”, revelou Alessandra Palazzo.

Segundo a pesquisadora, o produto é voltado tanto para consumidores com intolerância à lactose, que é o açúcar predominante do leite, como para aqueles que têm alergia à proteína do leite. A formulação também é isenta de sacarose, um tipo muito comum de açúcar e altamente calórico. “Portanto, este chocolate é indicado para pessoas com qualquer problema de metabolismo, como obesos e diabéticos, ou simplesmente para aqueles que desejam controlar o peso,”, disse.

O chocolate de sojo é considerado diet, por não conter açúcar, e também light, por ter baixa quantidade de calorias. “Quando há uma redução calórica maior do que 25% em relação ao produto existente no mercado, ele pode ser considerado light. No nosso caso, obtivemos em todos os chocolates formulados uma redução calórica em torno de 28%. Por todas estas características, possivelmente este tipo de chocolate não existe no mercado”, afirmou. (Da Rede CartaCampinas, com informação de divulgação)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

19 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

1 day ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

1 day ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

1 day ago