Na abertura do 14º FEIA, peça Ifigênia é apresentada no Teatro Castro Mendes

A 14º edição do Festival do Instituto de Artes da Unicamp (FEIA) será aberta neste sábado, 21 de setembro, com a apresentação pela Cia Elevador de Teatro Panorâmico da peça “Ifigênia” no Teatro Castro Mendes. O espetáculo marca o início de uma série de atividades trazidas com o festival nas mais diversas áreas: teatro, dança, música, midialogia e artes plásticas.

Apresentações, oficinas e palestras acontecem até dia 27 de setembro em espaços localizados em Barão Geraldo e também na região central de Campinas envolvendo alunos do Instituto de Artes (IA), convidados e representantes de diversas cidades do país.

O FEIA surgiu em 2000 a partir de uma iniciativa dos alunos em criar um espaço onde pudessem mostrar os trabalhos desenvolvidos na universidade. Estudantes do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) e do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) também estão envolvidos. O evento é, neste sentido, antes de tudo um espaço de integração entre alunos, professores e a comunidade, e também entre os institutos da universidade ligados às humanidades.

Serão oito dias de muita atividade, seja no campus da Unicamp, seja em bares de Barão Geraldo e outros espaços que receberão as chamadas “Noites Feia”, atividades noturnas do Festival.

A tragédia de Eurípides “Ifigênia”, encenada pela companhia paulistana Cia Elevador de Teatro Panorâmico sob direção de Marcelo Lazzaratto, abre as atividades neste sábado. Na peça, Agamêmnon, pai de Ifigênia, sacrifica a filha para obter os ventos que levariam os navios gregos para Troia, na guerra travada em decorrência do rapto de Helena pelo troiano Páris.

No teatro ainda serão apresentadas as peças “Decameron” e “O Cortiço”, com grupos da Unicamp. Na área musical, haverá um show amanhã, às 16h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp com Toninho Ferragutti e grupo. Na dança, um dos destaques é a Flux Cia. de Dança, de Ipatinga (MG), que traz dois espetáculos, ‘I’n Vivo – Daqui Até Ali é Tudo Falso e Phobos’. (Da Rede CartaCampinas com informações de divulgação)

Confira a programação completa do evento.

Abertura do 14º Feia:’Ifigênia’
Sábado, 21 de setembro, às 20h
Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n – Vila Industrial) – Campinas. Telefone: (19) 3272-9359
Gratuito

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

40 minutes ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

6 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

6 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

6 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

22 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

24 hours ago