Senado rejeita PEC que previa mudanças nas regras para suplência de senadores

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Senado rejeitou hoje (9) proposta de emenda à Constituição (PEC) que previa mudanças nas regras para suplência de senadores. Pelo texto, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), o número de suplentes passaria de dois para um, proibia parente consanguíneo até segundo grau ou por adoção ou ainda cônjuge.

Apesar da maioria dos senadores presentes ser a favor da proposta, eles somaram apenas 46 e não os 49 necessários para aprovação de PEC. Após muita divergência, os votos contrários chegaram a 17.

A PEC, que agora será arquivada, também estabelecia que os suplentes somente assumiriam as vagas até que um novo senador fosse eleito. Dessa forma, eles substituiriam apenas temporariamente os titulares, mas não ficariam com as vagas em caso de morte ou perda de mandato, por exemplo.

Atualmente, 16 senadores em exercício no mandato são suplentes. Eles substituem senadores que morreram, que exercem cargos no Poder Executivo ou que foram cassados. A discussão da matéria durou cerca de três horas.

Recent Posts

Jadsa apresenta sua mistura de MPB, samba e neo-soul no show ‘Big Buraco’

(foto divulgação) A cantora, compositora e guitarrista baiana Jadsa sobe ao palco do Espaço Multiuso…

3 hours ago

Dançarinos batalham em Campinas pelo título de campeão brasileiro de dança urbana

(foto toninho oliveira - divulgação) Do passinho ao hip-hop, do popping ao vogue, o Red…

4 hours ago

Concerto da OSU leva tradições russa e espanhola ao Teatro de Arena da Unicamp

(foto rafael brandão - divulgação) A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o concerto "Sinfonia…

4 hours ago

Prefeitura de Campinas devasta arborização da Praça do Coco em Barão Geraldo

(imagem reprodução rede social) Os moradores e comerciantes no entorno da Praça do Coco, em…

5 hours ago

Mzcejà Tåbëbo Orquestra faz show gratuito em Campinas no feriado

(foto carol valentim - divulgação) A Mzcejà Tåbëbo Orquestra chega ao Sesc Campinas com um…

20 hours ago

Projeto Vagão ocupa a Estação Cultura com exposição, performances, oficinas e visitas guiadas

(foto divulgação) O projeto Laboratório Móvel de Pesquisa – Vagão ocupa a Estação Cultura de…

1 day ago