.Por José Marcos Thalenberg.
Hoje, fui supervisionar médicos do Programa Mais Médicos em Franco da Rocha, zona de risco para febre amarela e, até agora, com um caso notificado. Na UBS Mato Dentro (nome auto-explicativo), região paupérrima, a Dra. Maritza Pupo (médica cubana, competente e queridíssima por todos) conta que o rapaz afetado (16 anos) é paciente dela. Sua irmã de 8 anos veio lhe procurar e disse que seu irmão estava muito doente. Fez a visita domiciliar, constatou a gravidade e rapidamente foi transferido de ambulância ao hospital. Lá, seu quadro piorou: hepatite fulminante. Foi contatada a Central de Transplantes que, em pouco tempo, providenciou o órgão. O transplante foi realizado e o rapaz acordou do coma há dois dias. Maritza falou há pouco com ele, lúcido e animado. Tudo indica que vai escapar. Aproveitei e me vacinei na UBS, dose plena. Na próxima visita, estarei coberto.
Ao escrever esse episódio, me emociono. O SUS é meu, é seu, é nosso. Gostaria que todos se convencessem disso. (Do Facebook do médico José Marcos Thalenberg)
Texto escrito antes do golpe ATUAL:
“O SUS está sendo sabotado, há décadas, pelos médicos-políticos que chegaram ao congresso financiados pelos interesses ligados aos planos de saúde e hospitais privados, laboratórios multinacionais e indústrias biomédicas.
O SUS não financiou a chegada desses nossos ‘colegas’ ao congresso, e portanto temos aí uma explicação para o vácuo INfértil de suas participações nas comissões médicas (do congresso) com relação:
# à Carreira de Estado para Profissionais da Saúde, que NÃO AVANÇA !!
# a INACREDITÁVEL letargia associada ao ‘desenvolvimento’ do e-SUS (informatização do SUS) que insiste em NÃO ACONTECER !!
# E também com relação ao vácuo no aprimoramento da legislação e financiamento do SUS, essa NOBRE criatura parida pelas mãos dos deputados constituintes que promulgaram a Constituição Federal de 1988.
______________________________
Outra coisa…
Como é que o Congresso e nosso governo (assim como a oposição) nunca abordam o tema: Auditoria Cidadã da Dívida Pública ???
Essa AUDITORIA está prevista em NOSSA Constituição Federal de 1988 !! Desde 1988 !!!
Estamos abrindo mão de um abatimento de +/- 70% no valor da tal dívida…
A auditora aposentada da Receita Federal, Maria Lucia Fattorelli, participou ativamente da Auditoria Equatoriana e repete exaustivamente as semelhanças legais (e principalmente ilegais) entre a nossa dívida e aquela, onde conseguiram facilmente abater 70% de seu valor !
…E 95% dos credores aceitaram imediatamente as novas condições apresentadas pelo grupo que AUDITOU aquela dívida.
#AuditoriaCidadãDaDívidaPública, JÁ !!
#MariaLuciaFattorelli”