(imagem divulgação)
O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no dia 01/08 (sábado), às 16h, mais uma sessão gratuita no auditório da ADunicamp, com a exibição do filme “Frankenstein (2025)”, dirigido por Guillermo del Toro, diretor com nove indicações ao Oscar e vencedor em três categorias.
Nesta adaptação da clássica obra de Mary Shelley, del Toro prioriza a empatia, transformando o “monstro” em uma figura trágica que busca compreensão e destacando a verdadeira monstruosidade na incapacidade humana de aceitar o diferente.
Diferentemente de outras adaptações da obra literária, Guillermo del Toro não coloca foco apenas no terror, mas apresenta uma história melancólica sobre solidão e perdão. A trama também explora a necessidade de pertencimento e validação, as consequências do abandono e da onipotência narcísica de Victor Frankenstein, revelada em sua ambição desmedida de superar a morte e criar vida.
O filme retoma a clássica história de Mary Shelley sobre Victor Frankenstein. Oscar Isaac interpreta Victor Frankenstein, um cientista brilhante e egocêntrico que assume para si a missão de gerar uma nova forma de vida. Esse experimento dá origem à Criatura, vivida por Jacob Elordi.
No longa, o público acompanha a jornada dos confins do Ártico aos sangrentos campos de batalha da Europa do século XIX, enquanto Frankenstein e sua Criatura partem em busca de sentido em um mundo que parece enlouquecido.
Cinema e psicanálise
Idealizado e coordenado pelos psicanalistas e docentes Sarah Arana (IB/Unicamp) e Alexandro Henrique Paixão (FE/Unicamp), com o apoio da ADunicamp, o projeto convida a comunidade universitária e o público de Campinas e região a refletirem sobre os atravessamentos entre inconsciente, política e cultura a partir da experiência cinematográfica.
A iniciativa propõe um mergulho nos cruzamentos entre a linguagem cinematográfica e o olhar psicanalítico, capazes de tocar as camadas mais profundas da subjetividade, abrindo um espaço de escuta coletiva para as emoções e reflexões evocadas pela obra exibida.
Organizadores e mediadores
Alexandro Henrique Paixão
Professor Livre-Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2), membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas.
Sarah Arana
Psicanalista formada pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde (CEFAS), pesquisadora na área de Patologia Experimental e Comparada em projeto temático da FAPESP junto à Unifesp, como pesquisadora colaboradora, e docente aposentada do Instituto de Biologia (IB/Unicamp). Atualmente dedica-se à clínica psicanalítica e a projetos culturais que dialogam com a psicanálise.
Dialogadora convidada – Maria Teresa Pires Menicucci
Psicanalista e psicóloga formada pela PUC Minas. É membro filiada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas e coordenadora de Grupo de Estudos de Psicanálise.
Serviço | Projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” | Sessão de Agosto de 2026
Filme: Frankenstein (Guillermo del Toro, Drama/Ficção/Terror, 2025, EUA/México, 149 minutos, classificação indicativa: 18 anos)
Data: 01/08/2026 (sábado), das 16h às 20h
Local: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)
Entrada: Gratuita
(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…
(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…
(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…
(foto centro de memória da unicamp - divulgação) Durante décadas, o fotógrafo Aristides Pedro da…
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) Sem ter segurança sobre os votos necessários para…
(foto ibrachina - divulgação) A principal companhia teatral da China para crianças faz uma apresentação…