Categories: Programe-seTeatro

Com histórias inspiradas no bumba-meu-boi maranhense, ‘Toada’ reestreia em nova versão

(foto noah souza – divulgação)

O teatro do Sesc Campinas recebe, no domingo, 7 de junho, às 16h, a reestreia de “Toada”, espetáculo de contação de histórias criado pela historiadora, arte educadora e atriz Ori-Okan. Livre para todas as idades, a montagem tem como ponto de partida o universo do bumba-meu-boi maranhense e as experiências da artista em sua pesquisa sobre a encantaria da família de Légua, tradição presente na cultura popular do Maranhão.

Apresentada pela primeira vez em 2025, em sessão única no Sesc Jundiaí, a obra retorna ao palco em uma nova versão. A dramaturgia foi ampliada a partir das viagens realizadas por Ori-Okan a São Luís ao longo do último ano, onde aprofundou seu contato com as narrativas da cultura do boi e com as toadas ensinadas por seu mestre, João Légua. O resultado é um espetáculo que aproxima diferentes expressões de ancestralidade, conectando as vivências das comunidades de terreiro do Sudeste às tradições de encantaria maranhenses.

A narrativa se desenvolve como uma jornada de descoberta, costurando memórias, histórias e experiências, temas como pertencimento, identidade e origem. Ao transformar pesquisa e vivência em criação artística, “Toada” convida o público a percorrer caminhos onde a tradição oral, a música e o teatro se encontram.

Em cena, Ori-Okan divide o palco com Doroti Martz. Juntas, as artistas usam a contação de histórias como eixo para integrar diferentes linguagens artísticas, em uma construção que valoriza as manifestações culturais afro-brasileiras. A direção é assinada por Aiyra Ponãn.

Formada em História pela Unicamp e atualmente mestranda em História Cultural, Ori-Okan desenvolve uma trajetória que articula pesquisa acadêmica, produção cultural e arte educação. Fundadora da iniciativa Ori-Okan Cultura & Arte-Educação, a artista realiza projetos que exploram memórias, narrativas compartilhadas e saberes ancestrais por meio da contação de histórias, oficinas e processos formativos. Em sua atuação, investiga as relações entre identidade, ancestralidade e experiência coletiva, tendo as culturas populares como importante referência de criação. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7 de junho de 2026 (domingo)
Horário: 16h
Local: Teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: $ 12,00 (credencial plena), R$ 20,00 (meia), R$ 40,00 (inteira) e grátis para criança até 12 anos, à venda on-line pelo link

Cultura Carta

Recent Posts

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

4 hours ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

8 hours ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

9 hours ago

Baco Exu do Blues apresenta show da turnê do álbum ‘Hasos’ em Campinas

(foto Victor Roncca - divulgação) Depois de uma série de shows no Brasil e uma…

23 hours ago

Governo Lula bate recorde no transporte aéreo três anos seguidos no primeiro semestre

(foto paulo pinto - ag brasil) O governo Lula bateu três recordes no transporte aéreo…

1 day ago

Carta na Breja conversa com Guida Calixto, pré-candidata a deputada federal

https://www.youtube.com/live/y9Tjw23Ugak?si=8SszKP3TpaYWQ9MX (ao vivo) Carta na Breja 16,7%, que será apresentado ao vivo nesta segunda-feira, 20…

1 day ago