Categories: Geral

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)

Educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II de escolas da rede pública têm até o próximo dia 30 para se inscreverem no Concurso Cultural “Boas Práticas na Educação”, que tem como tema, neste ano, “Tu me ensinas que eu te ensino”. As inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo site www.dialogosnaeducacao.com.br .

Educadores que já desenvolvem projetos com foco no diálogo, na escuta e na colaboração têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e ganhar visibilidade.

O concurso integra a programação do 5º Fórum Diálogos na Educação, que será realizado no dia 20 de maio, em Ribeirão Preto, pelo Instituto EP.  O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 6 mil – valor que também será concedido à escola onde ele é desenvolvido – e será anunciado durante o evento.

O tema deste ano nasceu da realidade dos educadores, abordada em Rodas de Conversa preparatórias ao Fórum, nas quais relataram desafios cada vez mais presentes no cotidiano escolar, como o enfraquecimento dos vínculos, a sobrecarga de trabalho e o sentimento de isolamento.

Também foram destacados problemas como conflitos no ambiente escolar, distanciamento das famílias e situações de intolerância — incluindo racismo, homofobia, capacitismo e outras formas de discriminação — além das dificuldades para garantir a inclusão efetiva de estudantes com deficiência.

Nesse contexto, o tema “Tu me ensinas que eu te ensino” reforça a ideia de que a educação é construída de forma coletiva. Professores, alunos, famílias e comunidade aprendem uns com os outros, em uma relação baseada no diálogo, na escuta e na corresponsabilidade. Na prática, isso se traduz em iniciativas em que a aprendizagem acontece por meio da troca — entre professores e alunos, entre escola e famílias ou entre os próprios educadores.

Realizado em parceria com o Instituto Arcor Brasil, o concurso busca valorizar e dar visibilidade às boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas, no mínimo nos últimos seis meses, destacando iniciativas que fazem a diferença no cotidiano escolar e contribuem para a melhoria da qualidade da educação.

As propostas devem apresentar resultados como fortalecimento das relações entre escola, estudantes e famílias; melhoria do clima escolar; redução de conflitos ou práticas discriminatórias; maior participação dos alunos; adoção de práticas pedagógicas inclusivas; e iniciativas de cuidado e colaboração entre profissionais da educação.

Podem se inscrever entre 1 e 4 educadores para cada projeto, que atuem na área de cobertura do Grupo EP, no estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, detalhando os objetivos, número de alunos participantes e resultados alcançados. Os impactos do projeto deverão ser comprovados por meio de registros documentais, como fotos, relatos ou relatórios. A iniciativa vencedora será divulgada em reportagem exibida na programação da EPTV.

“O Fórum busca estimular reflexões e práticas que fortaleçam a convivência democrática e a construção coletiva do conhecimento, colocando o diálogo no centro do debate. A ideia central é que ensinar e aprender são movimentos recíprocos, construídos nas relações que se estabelecem dentro e fora da escola”, afirma Renata Coutinho Nogueira, gerente do Instituto EP.

Parceiro Carta

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

12 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

13 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

15 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

1 day ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago