(foto marcelo piu - prefeitura do rio)
A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que estreou no grupo principal do Carnaval do Rio de Janeiro, retratou o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff (PT) ao colocar Michel Temer arrancando a faixa da ex-presidente. Depois mostra Temer entregando a faixa para Jair Bolsonaro, representado pelo palhaço Bozo. A cena apareceu no início do desfile, veja vídeos abaixo.
O desfile também foi marcado pela má vontade da Rede Globo em exibir e falar sobre o tema. Fez Pedro Bassan se explicar ao super-ricos que mandam no país ao comentar durante vários minutos sobre ações na Justiça que buscavam censurar o desfile. Uma foi derrubada no TSE por 7 x 0. O som dos comentaristas ficou baixo, e a transmissão não mostrou os próprios artistas da Globo em carro alegórico.
A escola retratou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo à noite (15). A escola levou para a Marquês de Sapucaí uma narrativa biográfica e política do ex-sindicalista de Garanhuns (PE), eleito três vezes para presidir o país pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” percorreu a saída do Nordeste, a experiência como metalúrgico no ABC paulista, a liderança sindical, as campanhas presidenciais e o retorno ao Palácio do Planalto.
A agremiação, fundada em 2018, levou para a avenida alas que representaram greves operárias, programas sociais e episódios ligados à prisão e à anulação das condenações que impediram Lula de disputar as eleições de 2018, que teve Jair Bolsonaro (PL) como vencedor.
O ex-presidente de extrema direita foi retratado na figura do palhaço Bozo, que estava atrás de grades e com tornozeleira eletrônica, em referência à prisão pela condenação por tentativa de golpe.
Uma encenação mostrou Michel Temer arrancando a faixa presidencial de Dilma Rousseff, em alusão ao golpe sofrido pela ex-presidenta em 2016.
O desfile combinou esses episódios a elementos simbólicos ligados à ideia de reconstrução nacional, com destaque para a comissão de frente e para alas coreografadas que representaram momentos da história política recente.
Lula assistiu à passagem da Acadêmicos de Niterói pela avenida ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD). (Com informações do BdF)
(imagem tomaz silva - ag brasil) "Não existe só um carnaval. O nome deveria ser…
(foto rogério capela - pmc - divulgação) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social…
(foto reprodução redes sociais) Em 2026, o brasileiro terá uma 'escolha difícil' nas eleições presidenciais.…
(imagem Metehan Demirkaya - pxl) Do 247 -A Holanda vem reduzindo silenciosamente sua jornada de…
(foto divulgação) Enquanto boa parte da cidade se divide entre bloquinhos e marchinhas, a Blacaman…
(imagem Shivang kushwaha -pxl) Cerca de 84% dos brasileiros são favoráveis aos trabalhadores terem, no…