Núcleo Ajeum leva à cena ‘Iku’, dança que investiga vida, morte e renovação coletiva

(foto divulgação)

O Núcleo Ajeum apresenta o espetáculo de dança “Iku” em Campinas nesta semana em curta temporada no Teatro do Sesi Campinas Amoreiras: sexta-feira, 16 de janeiro, às 20h; sábado, 17, às 20h, e domingo, 18, às 19h.

A obra parte da ideia de comunidade como um organismo formado por inúmeros acordos que mantêm a vida em movimento. Em cena, “Iku” aborda os ciclos de nascimento, existência e passagem, tratando a morte não como fim, mas como força que provoca rupturas e renovações.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre como os corpos buscam se revitalizar diante da inevitabilidade da perda, transformando o medo em impulso de reconstrução coletiva.

Com direção, concepção e coreografia de Djalma Moura, a montagem conta com os intérpretes criadores Aysha Nascimento, Djalma Moura, Erico Santos e Victor Almeida, além dos intérpretes convidados Thalys Felipe e Pina.

A equipe reúne ainda Dani Nega na direção musical, colaboração sonora de Pedro Bienemann, figurinos de Eder Lopes e Núcleo Ajeum, máscaras de Daniel Normal, Erico Santos e Murilo de Paula, iluminação de Juliana Jesus e cenografia de Julio Dojcsar. A produção geral é de Dafne Nascimento.

Práticas Corporais

Na quinta-feira, 15 de janeiro, um dia antes da estreia, o Núcleo Ajeum realiza no mezanino do teatro a atividade “Práticas Corporais para Travessia”, às 19h. A proposta compartilha procedimentos coreográficos desenvolvidos durante a criação de “Iku”, explorando impulsos de vida e morte como motores da dança.

A atividade integra a pesquisa de linguagem do grupo, baseada na chamada “trinca poética”, que articula três pilares: Afrossentidos, Corpo em Transe e Relatos Autobiográficos. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 16, 17 e 18 de janeiro de 2026
Horário: 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo Meu Sesi, com acesso pelo site

Cultura Carta

Recent Posts

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

5 hours ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

9 hours ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

10 hours ago

Baco Exu do Blues apresenta show da turnê do álbum ‘Hasos’ em Campinas

(foto Victor Roncca - divulgação) Depois de uma série de shows no Brasil e uma…

1 day ago

Governo Lula bate recorde no transporte aéreo três anos seguidos no primeiro semestre

(foto paulo pinto - ag brasil) O governo Lula bateu três recordes no transporte aéreo…

1 day ago

Carta na Breja conversa com Guida Calixto, pré-candidata a deputada federal

https://www.youtube.com/live/y9Tjw23Ugak?si=8SszKP3TpaYWQ9MX (ao vivo) Carta na Breja 16,7%, que será apresentado ao vivo nesta segunda-feira, 20…

1 day ago