O produtor cultural e escritor Vini Rigoletto lança em Campinas, nesta quarta-feira, 19 de novembro, o livro infantojuvenil “Nini, o menino que o vento levou”, publicado pela Mazza Edições e ilustrado por Thiago Amormino. O lançamento será no Radisson Red Hotel.
Primeira obra autoral de Rigoletto, o livro convida o leitor a acompanhar as descobertas de um menino que busca compreender suas origens, identidade e afetos. Inspirado em vivências pessoais, o autor transforma a narrativa em uma celebração da ancestralidade, do pertencimento e do amor-próprio.
Atualmente gestor de Exposições do Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo, Rigoletto escolheu Campinas para apresentar a publicação, que também será lançada na capital paulista no dia 20, durante o Dia da Consciência Negra.
Fantasia e autobiografia
Nini é apresentado como uma criança leve, quase etérea, mas profundamente marcada pelas correntes que o atravessam: o amor, o preconceito, a curiosidade e o desejo de ser. O livro nasce como um voo entre o real e o simbólico em uma narrativa que mistura fantasia e autobiografia, memória e imaginação.
Ao contar a história de Nini na primeira pessoa, Vini Rigoletto permite ao personagem uma maior proximidade com o leitor para poder revelar seus segredos mais íntimos, que incluem as dores do preconceito racial, as confusões diante das questões de gênero e as dúvidas comuns entre a infância e a adolescência.
Em algumas situações, no entanto, o autor parece se afastar, para que o distanciamento se transforme em reflexão sobre a necessidade de recuar para compreender as próprias emoções e identificar caminho a ser percorrido. É nesse movimento — entre se ver de fora e se escutar por dentro — que o menino de vento e o autor se encontram.
Negro, adotado por uma família branca, o autor enfrentou desde cedo o peso do preconceito e os desafios de afirmar sua identidade. Assim como Nini, Vini é dono de um estilo único: orgulha-se do cabelo crespo, das cores vibrantes das roupas que veste e de sua conexão com as raízes africanas. Assim, sua obra é, ao mesmo tempo, confessional e universal, sobre a beleza de ser quem se é de forma inteira, diversa e verdadeira. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Radisson Red Hotel
Endereço: Av. Júlio de Mesquista, 705, Cambuí, Campinas-SP
(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…
(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…
(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…
(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…
(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…
(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…