Categories: Programe-se

Espetáculo ‘Heróis sem Monumento’ faz apresentação no Centro Cultural Casarão

O músico e criador do espetáculo, Marcílio Menezes. (Foto de Karina Búrigo)

Idealizado pelo músico Marcílio Menezes, o trabalho é uma reflexão sobre memória, ancestralidade e representatividade, trazendo à tona as histórias invisibilizadas de negros e indígenas que tiveram papel fundamental na construção do Brasil

O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe no próximo dia 22/11, às 20h,  o espetáculo “Heróis sem Monumento”, criação idealizada pelo compositor, cantor e instrumentista Marcílio Menezes em parceria com músicos convidados. A apresentação é um convite à reflexão sobre memória, ancestralidade e representatividade, trazendo à tona as histórias invisibilizadas de negros e indígenas que tiveram papel fundamental na construção do Brasil.

Inspirado no contexto histórico da estrada férrea que ligava Bahia e Minas Gerais no século XIX, o espetáculo vai além da música para construir uma verdadeira jornada no tempo. Em cena, as vozes que foram silenciadas ao longo da história ganham protagonismo por meio de canções inéditas, poesias e prosas compostas por Marcílio Menezes. Utilizando uma linguagem coloquial, acessível e poética, a narrativa valoriza o legado de resistência e de contribuição dessas comunidades, ao mesmo tempo em que chama a atenção para a desigualdade na representação dos monumentos públicos, que ainda hoje homenageiam majoritariamente figuras brancas e masculinas.

Para Marcílio Menezes, a criação de “Heróis sem Monumento” nasce de um compromisso profundo com a memória coletiva. “Este espetáculo é uma forma de devolver voz a quem foi silenciado. Quando olhamos para os monumentos de nossas cidades, percebemos a ausência de indígenas, negros e mulheres. Essa ausência diz muito sobre o que a história oficial escolheu contar e, principalmente, sobre o que decidiu apagar. Através da música, da poesia e do encontro com o público, queremos trazer à luz essas trajetórias de resistência e reafirmar a importância de repensarmos juntos a narrativa que constrói o Brasil”, explica Menezes.

A proposta artística não se limita à apresentação musical. Após o espetáculo, será realizada uma roda de conversa entre artistas e público, ampliando o espaço de reflexão e diálogo em torno da diversidade cultural, da memória coletiva e da construção de uma narrativa mais inclusiva para o futuro do Brasil. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e reafirmar a importância da ancestralidade negra e indígena, unindo arte e educação em uma experiência sensível e transformadora. O projeto “Heróis Sem Monumento” é realizado com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Edital Fomento CultSP PNAB nº 24/2024 – Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito.

O espetáculo reúne artistas de grande relevância no cenário musical brasileiro. Marcílio Menezes divide o palco com o violonista Luiz Maranhão e com o baterista Cláudio Oliveira

“Heróis sem Monumento” não é apenas um show musical. É uma celebração da diversidade, uma homenagem aos heróis esquecidos pela história oficial e um convite ao público para repensar de forma crítica e afetiva as narrativas que moldam a identidade do país.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/show-de-lancamento-do-album-herois-sem-monumento/3207530. Após o show, será realizada uma roda de conversa sobre o espetáculo.


Sobre Marcílio Menezes 

Marcílio Menezes, responsável pela criação do espetáculo, constrói há mais de três décadas uma trajetória artística marcada pelo diálogo entre música, cultura popular e questões sociais. Desde o lançamento do seu primeiro disco, em 1993, já recebeu premiações nacionais, dividiu projetos com nomes como Belchior e Rubem Alves e representou o Brasil em festivais internacionais, como o Printemps du Brasil, realizado em Toulouse, na França, em 2023. É também fundador da Ingazeiro Produções, produtora que tem como missão valorizar a diversidade cultural e a ancestralidade brasileira.

Serviço – Espetáculo Heróis sem Monumento

22 de novembro de 2025
Show: 20h
(Roda de conversa após o show)
Centro Cultural Casarão  – R. Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas – SP.
Entrada gratuita 

Retirada de ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/show-de-lancamento-do-album-herois-sem-monumento/3207530

Parceiro Carta

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

6 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

6 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

11 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

15 hours ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

17 hours ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago