Categories: Programe-se

Documentário Até Onde a Vista Alcança traz a luta pela terra do povo Kariri-Xocó

(imagem divulgação)

Neste dia 13 de novembro (quinta-feira), o Auditório da ADunicamp recebe a exibição do documentário “Até Onde a Vista Alcança”, dirigido por Hidalgo Romero e Alice Villela, uma produção do Laboratório Cisco que lança luz sobre a luta pela terra a partir da perspectiva do povo Kariri-Xocó. Com o sucesso da primeira sessão que se esgotou rapidamente, os diretores decidiram abrir uma sessão extra para a pré-estreia do documentário.

A retirada gratuita de ingressos via plataforma Sympla pode ser feita neste link.

Após a exibição haverá uma abertura com as presenças da liderança indígena Pawanã Kariri-Xocó e de sua filha Nani, seguida de debate com os diretores do filme Alice Villela e Hidalgo Romero, uma celebração da resistência e da memória dos povos originários.

O filme acompanha três gerações de indígenas Kariri-Xocó em uma expedição pelo território memorial de seu povo, roubado ao longo dos séculos de colonização. Entre cantos, rituais e histórias, “Até Onde a Vista Alcança” traça um road movie político e espiritual, em que câmeras, drones, cocares e maracas se tornam ferramentas de retomada. A musicalidade presente no cotidiano da aldeia transforma o documentário em uma experiência sensorial que entrelaça cultura e luta.

Contemplado pelo ProAC, pela Lei Paulo Gustavo de Campinas e com apoio da Wenner-Gren Foundation, o projeto integrou laboratórios como o BrLab, o Brasil CineMundi, o Ibermedia e o Taturana Lab + Impacta Cine.

Após a estreia, os diretores pretendem lançar uma campanha de impacto social, ampliando a visibilidade das comunidades indígenas nordestinas e reforçando o papel dos povos da Caatinga na sustentabilidade ambiental do único bioma 100% brasileiro.

Mais do que um filme, “Até Onde a Vista Alcança” é um ato de resistência e reconexão, onde o cinema se faz ferramenta de luta coletiva e de reconstrução da memória.

Serviço | Exibição do documentário “Até Onde a Vista Alcança”
13/11/2025 (quinta), às 17h
Auditório da ADunicamp (Érico Veríssimo, 1479, Cid. Universitária, Campinas – SP)
Ingressos gratuitos, limitados à lotação do espaço.
Acessibilidade: o evento contará com intérprete de Libras presencialmente e a exibição do filme contará com recursos de Libras e de Audiodescrição através do app Greta.
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos
Link para reservar ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/sessao-extra-ate-onde-a-vista-alcanca/3201549#compartilhar-evento?share_id=copiarlink

Conheça os Diretores
Alice Villela é antropóloga visual com doutorado em Antropologia Social e mestrado em Artes. É diretora e pesquisadora de filmes realizados junto a Povos Indígenas.

Hidalgo Romero é membro da produtora Laboratório Cisco desde 2006, onde atua como produtor, diretor e roteirista. Trabalha com temas relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, música tradicional e movimentos sociais.

O primeiro filme da dupla, “Acontecências” (2009), sobre os Asuriní do Xingu, participou de importantes festivais como 22º IDFA, 10º É Tudo Verdade, e recebeu uma menção honrosa na 37ª Jornada da Bahia. Realizaram também o média-metragem “A Briga do Cachorro com a Onça” (2013), e os curtas “Toré” (2022) e “Na Volta do Mundo” (2022).

Carta Campinas

Recent Posts

‘Cocais’ reúne canções autorais inspiradas nas paisagens e culturas brasileiras

(foto anna dias - divulgação) O espetáculo musical “Cocais”, apresentado por Ana Person e Wagner…

15 hours ago

Investigação sobre Vini Oliveira ganha novos capítulos com operação e divulgação de vídeo

(foto reprodução TV Record) Operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia…

16 hours ago

Governo Lula e Banco Central devem lançar a bandeira PIX em resposta aos EUA

(imagem chatgpt) O Banco Central do Brasil e o Governo Lula (PT) deveriam avançar nas…

17 hours ago

Brasil busca novos parceiros comerciais para escapar do Tariflávio dos EUA

(imagem divulgação) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o…

19 hours ago

Ato contra devastação e expansão urbana reúne entidades e moradores de Campinas

(foto verônica guimarães - divulgação) Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, manifestação que…

1 day ago

Avança no Senado projeto da extrema direita que transforma pedófilo em papai

(imagem reprodução câmara federal) Uma proposta asquerosa da extrema direita, relatada por Damares Alves (PL),…

1 day ago