Autobiografia musical de Rita Lee, com Mel Lisboa, chega a Campinas mostrando os altos e baixos da rainha do rock

(foto joão caldas – divulgação)

O espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, que revive no palco a vida e a obra da rainha do rock brasileiro, chega a Campinas na próxima quinta-feira. Serão quatro dias de apresentações, em seis sessões de 20 a 23 de novembro, no Centro de Convivência Cultural (CCC).

Protagonizada por Mel Lisboa, a montagem é inspirada no livro autobiográfico de Rita Lee, lançado em 2016, e leva ao palco os altos e baixos da carreira da artista, contados com a irreverência e a franqueza características da cantora.

Com roteiro e pesquisa de Guilherme Samora e direção musical de Marco França e Márcio Guimarães, o musical reúne um elenco que interpreta nomes icônicos da música popular brasileira: Bruno Fraga (Roberto de Carvalho), Fabiano Augusto (Ney Matogrosso), Carol Portes (Censora Solange), Debora Reis (Hebe Camargo), Flávia Strongolli (Elis Regina), Yael Pecarovich (Gal Costa), Antonio Vanfill (Arnaldo Baptista e Charles Jones), Gustavo Rezende (Raul Seixas), Roquildes Junior (Gilberto Gil), além dos atores Lui Vizotto e Priscila Esteves.

O espetáculo é uma continuidade da história que começou em 2014, quando Mel Lisboa encarnou Rita Lee pela primeira vez no musical “Rita Lee Mora ao Lado”. O sucesso foi tanto que a própria cantora compareceu a apresentações e elogiou a performance da atriz.

Agora, Mel volta a viver Rita sob uma nova perspectiva. A atriz descobriu o texto da autobiografia ao gravar sua versão em audiolivro, em 2022, e percebeu que o conteúdo tinha o ritmo perfeito para um musical. Em cena, o público acompanha momentos marcantes — da infância e primeiros passos nos Mutantes, passando pela prisão durante a ditadura militar, até o encontro com Roberto de Carvalho.

“A vida de Rita precisa ser contada e recontada. Sua existência transformou toda uma geração. E continua a conquistar fãs cada vez mais jovens. Rita não é somente a roqueira maior. Ela compôs, cantou e popularizou o sexo do ponto de vista feminino em uma época em que isso era inimaginável”, diz Mel Lisboa. “Ela ousou dizer o que queria e se tornou a artista mais censurada pela ditadura militar. Na época, foi presa grávida. Deu a volta por cima e conquistou uma legião de ovelhas negras. Se tornou a mulher que mais vendeu discos no país e a grande poetisa da MPB”, afirma a atriz.

“Rita Lee – Uma Autobiografia Musical” mostra todas essas facetas da cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista dos direitos humanos. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 20 a 23 de novembro (quinta-feira a domingo)
Horário: quinta e sexta às 20h, sábado às 16h e 20h e domingo às 15h e 19h
Local: Centro de Convivência Cultural
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entre R$ 110,00 e R$ 220,00 à venda na plataforma Sympla

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

24 minutes ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

11 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

1 day ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

1 day ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago