Categories: DançaPrograme-se

Comunidade Jongo Dito Ribeiro realiza edição do Pisa na Tradição em Campinas

(foto carlos bassan – divulgação)

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro promove mais uma edição do Projeto Pisa na Tradição neste sábado, dia 4 de outubro, das 10h às 12h, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas. Reconhecido como um dos principais encontros de jongueiros, o evento busca manter viva a tradição do jongo, patrimônio imaterial brasileiro. A entrada é gratuita.

No Pisa na Tradição, mestres, jongueiros e o público compartilham conhecimento, memórias e experiências, em um espaço de diálogo e aprendizado sobre o jongo – suas formas de tocar, cantar, dançar e “tirar pontos” -, transmitindo às novas gerações a força da ancestralidade africana presente em cada batida do tambor.

Nesta edição, a programação convida especialmente as mulheres a levarem suas saias, valorizando a estética e o movimento corporal que integram a dança do jongo.

Fundada em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro é referência no Brasil na preservação e promoção do jongo, reconhecido como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), divulgando essa expressão cultural e fortalecendo a identidade cultural afro-brasileira por meio de vivências, oficinas, apresentações e formações. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 4 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Endereço: Rua Domingos Haddad, 1, Residencial Parque da Fazenda, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

7 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

8 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

8 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

9 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

12 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

13 hours ago