Categories: EducaçãoMais

China exige diploma de influenciadores digitais para combater fake news sobre alguns temas

(foto george milton – pxl)

Desde 2022, a China estabeleceu normas para evitar fake news e desinformação provocada por influenciadores digitais. Para falar sobre direito, medicina, finanças, educação e outros temas importantes para o país, o influenciador precisa ter formação profissional no setor. A proposta buscou reduzir a disseminação de informações falsas e incentivar que os criadores de conteúdo tenham qualificação profissional.

Os influenciadores devem comprovar essas qualificações na plataforma de transmissão ao vivo que utilizam. Essas qualificações precisam armazenadas e revisadas pela plataforma. Também em 2022, os reguladores chineses proibiram crianças menores de 16 anos de assistir a conteúdo de transmissão ao vivo após as 22h e de comprar presentes virtuais para influenciadores.

Além disso, há agências chinesas estabelecem um “código de conduta” para influenciadores online.

“Os apresentadores de transmissões ao vivo assumem responsabilidades importantes e desempenham um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico e cultural, no enriquecimento da vida espiritual e cultural e na promoção do desenvolvimento econômico e social”, afirmou o comunicado do governo. As novas regras promovem um “espaço de internet positivo, saudável, organizado e harmonioso”, acrescentou.

Em 2025, a China de fato ampliou regulações de conteúdo de IA, exigindo rótulos em vídeos e imagens geradas por inteligência artificial, mas essa norma é separada do tema das qualificações profissionais.

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

11 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

21 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago