Categories: Programe-se

Tour gratuito na Maria Fumaça leva a passeio pela história de Campinas

(foto firmino piton – pmc)

Serão abertas neste sábado, 20 de setembro, a partir das 12h30, as inscrições para o Tour Campinas especial com a Maria Fumaça. O passeio, gratuito, será no dia 28, um domingo, e conta com 40 vagas disponíveisCada participante poderá retirar até dois convites.

A saída está marcada para as 14h20, a partir da Feira Hippie do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, no Cambuí. De lá, os participantes seguem até a Estação Anhumas de ônibus e embarcam na locomotiva em direção ao distrito de Tanquinho, em um trajeto de 12 quilômetros. O retorno está previsto para as 16h30.

O roteiro tem duração aproximada de uma hora e meia e inclui três paradas de 20 minutos em antigas estações, onde os visitantes poderão tirar fotos e apreciar a paisagem. Durante todo o passeio, guias de turismo credenciados irão acompanhar os visitantes, contando a história das ferrovias em Campinas e a importância do trem para o desenvolvimento da cidade.

Na Estação Anhumas, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto uma locomotiva a vapor, além de visitar a lojinha local, que oferece lanches, bebidas e lembranças. 

Parceria e preservação

O Tour Campinas com Maria Fumaça é é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e realizado em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade que atua na recuperação e conservação do patrimônio ferroviário brasileiro. A associação promove passeios turísticos em trens históricos como forma de manter viva a memória ferroviária e aproximar o público desse patrimônio cultural. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data das inscrições: 20 de setembro (sábado) a partir das 12h30
Local: on-line, no site campinas.sp.gov.br/turismo
Data do tour: 28 de setembro (domingo)
Horário: saída às 14h20
Local: concentração no Centro de Convivência Cultural
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí, Campinas-SP

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

1 hour ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

11 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

1 day ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

1 day ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago