Categories: Economia Política

Tarcísio desafia o STF no dia do julgamento e articula a PEC da impunidade para golpistas

(foto paulo guereta – gov sp)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem agendas previstas em Brasília nesta tarde de terça-feira, 2, em pleno início do julgamento da trama golpista de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que culminou com o quebra-quebra do 8 de janeiro. Tarcísio tenta avançar a ‘PEC do Novo Golpe’, permitindo que os golpistas sejam anistiados e não paguem pelos seus crimes.

Na segunda-feira (1°), a CNN mostrou a tentativa de avanço da proposta de anistia e impunidade foi debatido por telefone entre Tarcísio e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, nesta terça-feira (2), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está diretamente envolvido nas negociações em prol de um projeto da PEC da anistia para criar condições para um novo golpe. Ele declarou que deve se reunir ainda nesta terça com Tarcísio.

[A anistia e a impunidade dos golpistas] “é uma parte da conversa que eu pretendo ter com o Tarcísio hoje. Ele, de fato, entrou de cabeça também nessa articulação junto com a gente, porque sabe que é injusto o que está acontecendo e que o Brasil precisa virar essa página, e isso só vai acontecer com a anistia”, disse Flávio Bolsonaro a jornalistas.

Nesta terça, o STF (Supremo Tribunal Federal) começou a julgar Bolsonaro e outros sete réus integrantes do “núcleo 1” do que seria um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ministro Alexandre de Moraes, relator do julgamento, deixou claro que anistiar é inconstitucional e abre as portas para um novo golpe. Moraes mandou um recado aos apoiadores do golpismo.

“Nesses momentos, a história nos ensina que a impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação, pois o caminho aparentemente mais fácil e só aparentemente, que é da impunidade, deixa cicatrizes traumáticas na sociedade e corrói a democracia, como lamentavelmente o passado recente no Brasil demonstra”, afirmou Moraes.

Também falou sobre a tentativa de coação dos bolsonaristas contra o STF. “Essa coação, essa tentativa de obstrução, elas não afetarão a imparcialidade e a independência dos juízes desse Supremo Tribunal Federal, que darão, como estamos dando hoje, a normal sequência no devido processo legal, que é acompanhado por toda a sociedade e toda a imprensa brasileira. Publicidade e transparência que não encontram paralelo em nenhuma corte do mundo, nenhuma corte ou tribunal do mundo”.

Carta Campinas

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

8 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

9 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

11 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

1 day ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago