Categories: Economia Política

Historiador monta tabela didática com mais de 100 anos de golpes de Estado e impunidade no Brasil

(foto arquivo pessoal)

O historiador Carlos Fico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), um dos maiores especialistas em ditadura militar e golpes de Estado, produziu uma tabela com os golpes, tentativas de golpes, pronunciamentos militares e anistias existentes na história da república brasileira.

Segundo o historiador, as lógicas intervencionistas e autoritárias têm se perpetuado há mais de 100 anos, muito por causa da forma como a sociedade brasileira lidou com os militares. A impunidade foi o padrão. Nenhum daqueles envolvidos em golpes ou em tentativas de golpe de Estado foi preso nesse tempo todo.

Na semana passada, por 4 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. É a primeira vez que a tentativa de golpe é punida no Brasil. A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado.

No entanto, extremistas de direita, liderados pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL), tentam aprovar uma anistia para os criminosos condenados pelo STF e manter a tradição de impunidade. Veja tabela abaixo. Talvez tenha faltado uma observação sobre o impeachment de Dilma Rousseff ou o Golpe Parlamentar de 2016.

No livro “Utopia autoritária brasileira: como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República até hoje”, o historiador Carlos Fico defende que todas as crises institucionais no Brasil, desde a Proclamação da República em 1899, foram causadas pelos militares. A atuação deles se destacou historicamente por dois aspectos. A convicção de superioridade sobre os civis, que não estariam preparados para governar a sociedade, e a interpretação de que possuem licença constitucional para intervir na política (com informações da Agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

13 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

14 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

17 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

20 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

21 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago