Um dos barcos da missão Global Sumud Flotilla (GSF), que tenta furar o cerco de Israel e abrir um corredor marítimo para levar mantimentos e medicamentos a Gaza, foi atingido por um drone na noite desta segunda-feira, 8 de setembro, em águas tunisianas. O Family Boat (Barco da Família) levava seis membros do comitê de direção. Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila estavam na embarcação.
O ataque foi confirmado minutos depois pela GSF. Todos os passageiros e tripulantes estão a salvo, de acordo com a organização. O barco era de bandeira portuguesa e o fogo atingiu o convés principal e o de armazenamento.
A Global Sumud Flotilla partiu do porto de Barcelona, na Espanha, há uma semana, em missão humanitária para ajudar o povo palestino. Neste domingo, a frota chegou a Túnis para se unir a outras dezenas de barcos. Ativistas de 44 países participam, entre eles a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL).
“Atos de agressão destinados a intimidar e desviar nossa missão não nos deterão. Nossa missão pacífica de romper o cerco em Gaza e nos solidarizarmos com seu povo continua com determinação e firmeza”, afirmou a GSF em comunicado à imprensa.
Ainda não se sabe a autoria do ataque. A Global Sumud Flotilla informou que está investigando o caso.
Vejo vídeos do momento do ataque:
(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…
(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…
(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…
(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…
Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…
(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…