Categories: GeralMais

Vereadora de Campinas participa de flotilha internacional para romper cerco israelense a Gaza

(foto reprodução – instagram)

A vereadora Mariana Conti (PSOL), de Campinas, integra a delegação brasileira que participará da Flotilha Global Sumud (GSF), na maior missão humanitária via mar coordenada da história para romper o cerco ilegal imposto por Israel a Gaza, abrir um corredor e levar alimentos e medicamentos ao povo palestino.

No próximo dia 31 de agosto, dezenas de embarcações partirão do Porto de Barcelona. No dia 4 de setembro, os barcos que partem da Espanha se encontrarão com outros vindos da Tunísia e de vários portos do mundo, reunindo ativistas de mais de 44 países, entre eles Greta Thunderb e o brasileiro Thiago Ávila, que já haviam tentado chegar a Gaza no barco Madleen, interceptado pelas forças israelenses em junho deste ano.

A iniciativa é organizada por uma ampla articulação internacional que envolve a Flotilha Sumud do Magrebe, a Coalizão da Flotilha da Liberdade, o Movimento Global para Gaza e a Sumud Nusantara.

Além da ajuda humanitária, a ação tem caráter político e denuncia o genocídio contra o povo palestino, exigindo o fim da cumplicidade internacional com o bloqueio. Paralelamente à travessia marítima, manifestações e atos de solidariedade ocorrerão em diversos países, fortalecendo o movimento global em defesa da Palestina.

Além de Mariana Conti, a delegação do MES-PSOL conta também com Gabi Tolotti, presidenta do PSOL-RS, e Nico Niquito, da Rede Emancipa. O grupo reforça o chamado por ações concretas no Brasil, como a proibição de contratos públicos com empresas que contribuem para a manutenção do cerco.

De Campinas, o PSOL também tem atuado institucionalmente. A bancada protocolou um projeto, elaborado em parceria com entidades de solidariedade à Palestina, que propõe proibir a administração pública de contratar empresas envolvidas com o genocídio. A medida, segundo Mariana Conti, é um passo dentro de uma agenda mais ampla que reivindica o rompimento das relações diplomáticas e econômicas do Brasil com Israel.

Cultura Carta

View Comments

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

10 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

20 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago