Mostra ‘Brasilidades’ reúne produções nacionais contemporâneas com exibição gratuita

‘Capitu e o Capítulo’ (foto divulgação)

De 6 de agosto a 3 de setembro, o Sesi Campinas Amoreiras recebe a mostra “Brasilidades”, com a exibição gratuita de uma seleção de filmes nacionais contemporâneos que exploram temas como identidade, memória, afeto e pertencimento, e constroem um mosaico de realidades possíveis, refletindo a diversidade cultural e social do Brasil.

“Capitu e o Capítulo”, dirigido por Julio Bressane, abre a programação. O filme, de 2021, se baseia livremente na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e mostra a relação entre Bentinho e Capitu sob uma nova perspectiva. No elenco, estão Mariana Ximenes, Enrique Díaz, Vladimir Brichta

Também de 2021, “Diário de Viagem” acompanha uma adolescente de uma família de classe média emergente que é enviada pelos país para um intercâmbio na Irlanda logo após a implantação do Plano Real. A viagem é um fracasso e a menina, interpretada por Manoela Aliperti, tem de lidar com um transtorno alimentar na volta ao Brasil. O filme tem direção de Paula Kim.

Ambientado no final dos anos 1950, “Um Broto Legal”, de Luiz Alberto Pereira, mostra como Célia Campello, uma jovem de 16 anos que fazia sucesso cantando no rádio de sua cidade, no interior paulista, se tornou Celly Campelo, uma das precursoras do rock no Brasil, com sucessos como “Estúpido Cupido”. A produção, de 2022, traz Marianna Alexandre no papel da cantora.

O último filme da mostra em Campinas é “Uma Família Feliz”, de 2024. Drigido por José Eduardo Belmonte e com Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini no elenco, a produção mostra os conflitos de uma família burguesa aparentemente perfeita quando a mãe, em depressão pós-parto após dar à luz o seu terceiro filho, precisa provar sua inocência quando suas filhas gêmeas aparecem machucadas. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 6/8 a 3/9 (quartas-feiras)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita com reservas de ingressos pelo sitehttps://www.sesisp.org.br/eventos?data=0&codigoUnidade=5bd85858-b5c6-4705-aa5c-33fef9a6d28a&search=%22Brasilidades%22

PROGRAMAÇÃO

6/8 – “Capitu e o Capítulo”
Reservas liberadas a partir de 4/8 às 12h

13/8 – “Diário de Viagem”
Reservas liberadas a partir de 11/8 às 12h

27/8 – “Um Broto Legal”
Reservas liberadas a partir de 25/8 às 12h

3/9 – “Uma Família Feliz”
Reservas liberadas a partir de 1º/9 às 12h

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

9 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

19 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago