Categories: Programe-se

Café Filosófico recebe Anderson Soares para um papo sobre tecnologia, inclusão e inteligência artificial

Anderson Soares – acervo pessoal

Vivemos um momento de transformação acelerada, comparável à chegada do fogo, da eletricidade e da internet. A inteligência artificial (IA), desenvolvida desde 1956, atinge um ponto de disrupção que redefine a forma de viver, comunicar, educar e trabalhar. Nesse contexto, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (28), às 19h, o pesquisador Anderson Soares, um dos principais nomes da IA no Brasil e referência internacional no tema, para a palestra “Tecnologia, inclusão e inteligência artificial: como a inovação pode ampliar acessos”, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A atividade encerra o módulo “A aceleração no divã: sociedade e comunicação na era da IA”, sob curadoria de Marcelo Tas, que propôs transformar o palco do Café Filosófico em um espaço de escuta e elaboração sobre os efeitos exponenciais da tecnologia em nossas vidas, em conexões entre comunicação, subjetividade, inovação e impacto social.

O Brasil tem se destacado no cenário global do uso de IA generativa – tecnologia capaz de criar conteúdo como imagens, músicas e textos. Pesquisa realizada pela Ipsos e Google com 21 mil pessoas em 21 países mostrou que, em 2024, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, contra 48% da média mundial. Além disso, 65% dos brasileiros acreditam que a IA é promissora por contribuir em diversas áreas da vida, índice superior à média global de 57%.

Na palestra, Anderson Soares irá discutir de que forma a IA pode melhorar a vida das pessoas, trazendo o olhar técnico e ético de quem formou as primeiras gerações brasileiras com diploma em inteligência artificial.

“Estamos falando muito de inteligência artificial, mas existe toda uma cadeia de atividades afetadas pela IA e pela transformação digital. Acho importante a educação digital permear todas as classes sociais. Um possível caminho é tornar o computador e as atividades digitais comuns no ensino básico, principalmente para crianças e jovens de famílias sem poder aquisitivo”, afirma o pesquisador.

Segundo ele, a inovação pode se tornar uma aliada da inclusão: “Na aprendizagem, isso pode ocorrer de diversas formas, como plataformas de aprendizado personalizadas, tutores virtuais inteligentes e acesso facilitado a recursos educacionais online, superando barreiras geográficas, linguísticas e socioeconômicas. Veja que isso tem uma correlação com processos da saúde, como autocuidado, acesso e busca de tratamentos.”

Sobre o palestrante

Anderson Soares é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), fundador do laboratório Deep Learning Brasil e coordenador do primeiro Bacharelado em Inteligência Artificial da América Latina, que, em 2025, alcançou a maior nota de corte do Sisu na universidade – superando inclusive o curso de Medicina. Foi nesse curso que se formou a primeira mulher especialista em IA da América do Sul. Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning e otimização com heurísticas.

Serviço

Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Anderson Soares, pesquisador

Quando: 28 de agosto, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Participação on-line: canal do Café no YouTube

Informações: institutocpfl.org.br

Parceiro Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

12 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

22 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago