Categories: Economia Política

Bolsonaro pode fugir para a embaixada dos EUA e deputado pede prisão preventiva

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) denunciou o risco real de fuga de Jair Bolsonaro (PL) pela Embaixada dos EUA, localizada a apenas 10 minutos da casa do ex-presidente. Para evitar a fuga, Lindbergh pediu a prisão preventiva para impedir que Bolsonaro fuja e deixe de cumprir a lei penal. Atualmente em prisão domiciliar, Bolsonaro tem todas as possibilidades para fugir. Veja vídeo abaixo.

Vale lembrar que os EUA estão aproveitando o processo contra Jair Bolsonaro para impor tarifas ao Brasil, com a colaboração de Eduardo Bolsonaro, que já fugiu para os EUA e abandonou o mandato na Câmara Federal. A fuga para a embaixada dos EUA aumentaria ainda mais a crise diplomática e comercial. A fuga também não seria a primeiro nem o segundo ensaio de de Bolsonaro escapar da responsabilidade dos seus atos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48 horas para a defesa de Jair Bolsonaro prestar esclarecimentos sobre o documento de pedido de asilo político encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-presidente.

De acordo com o relatório da Polícia Federal, Bolsonaro cogitou a possibilidade de pedir asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. O documento tem 33 páginas – sem assinatura e sem data, o que poderia ser usado a qualquer momento, estava pronto e salvo no aparelho desde 2024.

O documento mostra intenção de Bolsonaro de fugir para a Argentina e pedir asilo político, mesmo tendo um amplo direto de defesa no Brasil e a mordomia de uma prisão domiciliar concedida pelo STF. Após a resposta dos advogados de Bolsonaro, Alexandre de Moraes pode pedir a prisão de Bolsonaro em uma unidade prisional para evitar tentativa de fuga, mesmo com tornozeleira. Vários condenados do 8 de janeiro fugiram para a Argentina, após romperem a tornozeleira eletrônica.

Segundo reportagem de O Globo, os próprios conselheiros jurídicos de Bolsonaro avaliam que o documento pode ser usado como indício de tentativa de fuga, aumentando as chances de que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine sua transferência para uma prisão comum ou para uma unidade militar.

O ex-presidente Jair Bolsonaro já ensaiou outra fuga ao permanecer dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro no ano passado, após ter tido seu passaporte apreendido pela Polícia Federal. A informação foi revelada na época pelo jornal The New York Times.

O jornal norte-americano reconheceu que Bolsonaro, alvo de investigações criminais, tentou fugir da justiça já que o ex-presidente não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolheu, porque estaria legalmente fora do alcance das autoridades nacionais.

Vale lembrar que a fuga é uma prática comum entre os integrantes da extrema direita que cometeram crimes no Brasil. O caso mais recente foi de Carla Zambelli, que está presa na Itália.

A defesa de Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente não solicitou pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. Os advogados também negaram que o ex-presidente tenha a intenção de fugir do país.

A manifestação foi enviada ao Supremo após o ministro Alexandre de Moraes conceder, na quarta-feira (20), prazo de 48 horas para os advogados se manifestarem sobre o documento de asilo encontrado pela Polícia Federal no celular de Bolsonaro durante busca e apreensão realizada, no mês passado, dentro da investigação sobre as sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.

Segundo a PF, o documento estava salvo no aparelho desde 2024.

De acordo com a defesa, o documento era um “rascunho”, e a solicitação de asilo não ocorreu.

“A autoridade policial evidentemente sabe – posto que cediço – que para se aventar de uma prisão preventiva é preciso haver fato contemporâneo. Mas, ainda assim, tem apenas um documento, que reconhece ser mero rascunho antigo enviado por terceiro, além da indeclinável constatação de que o tal pedido não se materializou!”, disse a defesa. (com informações da Agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

3 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

5 hours ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

5 hours ago

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

23 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

24 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

1 day ago