Categories: MaisSaúde

Estudantes da Unicamp se mobilizam contra privatização do Hospital Estadual de Sumaré

(foto: hes – unicamp)

Estudantes de 26 cursos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam uma paralisação e manifestações nesta quarta-feira (18) em protesto contra a decisão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de privatizar o Hospital Estadual de Sumaré (HES). Um ato está marcado para as 14h em frente à Secretária da Saúde do Estado de São Paulo, na capital.

Referência no atendimento gratuito e de qualidade à população de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o hospital é gerido há 25 anos pela Unicamp e Funcamp por meio de um convênio. Esse convênio não será renovado pelo governo estadual e haverá um chamamento público para definir quem passará a administrar o HES. Apenas Organizações Sociais (OSs) poderão participar do processo de licitação.

“Se isso acontecer, o hospital será gerido pela lógica privada, com o enxugamento de gastos, precarização do trabalho e atendimento”, afirma o Diretório Central dos Estudantes (DCE) em texto publicado em suas redes sociais. Também alerta que o fim do convênio poderá prejudicar estudantes da área de saúde que fazem estágios e residência médica no HES. De acordo com o DCE, são mais de 500 estágios e 250 residências por ano.

Em 2022, o HES foi eleito o melhor hospital público do Brasil, segundo o ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

Cultura Carta

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

15 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

16 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

1 day ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago