Categories: GeralMaisPrograme-se

Envelhecer com orgulho: Parada LGBT+ de São Paulo homenageia trajetórias e luta das pessoas idosas na edição deste ano

(imagem divulgação)

A 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo já tem data e tema definidos. Com o título “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, a proposta deste ano é lançar luz sobre a realidade das pessoas LGBT+ idosas no Brasil, debatendo os desafios enfrentados por essa parcela da população e reivindicando políticas públicas voltadas para o envelhecimento digno, seguro e inclusivo. O evento será realizado no dia 22 de junho, domingo, a partir das 10h, na Avenida Paulista.

“Celebrar o orgulho LGBT+ também é honrar quem abriu caminho antes de nós. Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBT+, ainda é um desafio marcado pelo abandono, silenciamento e ausência de políticas públicas”, afirma Nelson Matias Pereira, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), que organizada o evento.

A escolha do tema veio após consulta pública por meio do Fórum “Que Parada Nós Queremos”, que reuniu mais de 300 participantes entre ativistas, instituições e público em geral em reuniões presenciais e virtuais. A mobilização reforça a urgência do debate sobre o envelhecimento na comunidade LGBT+.

Segundo dados do IBGE, o Brasil terá, em 2025, mais de 31 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Apesar disso, a população LGBT+ idosa ainda enfrenta marginalização, abandono e invisibilidade, mesmo com a década atual sendo declarada pela ONU como a “Década do Envelhecimento Saudável nas Américas”.

A ParadaSP 2025 tem como objetivo reconhecer e valorizar a contribuição histórica de quem lutou por direitos e visibilidade em tempos de maior repressão. Muitos desses pioneiros ainda estão vivos, enquanto outros deixaram um legado que segue inspirando gerações.

A programação da semana da Parada incluirá uma série de eventos paralelos, como o 6º Encontro Brasileiro de Organizações de Parada (16 a 18 de junho), a 24ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ (19 de junho) e a 5ª Corrida do Orgulho LGBT+ (21 de junho). No dia 22, a Parada será transmitida ao vivo pelo YouTube em parceria com a DiaTV.

Além da celebração, a edição de 2025 da Parada é um chamado à ação: é preciso pressionar o poder público por centros de convivência inclusivos, residenciais adaptados às especificidades da comunidade LGBT+ e políticas públicas que levem em conta orientação sexual e identidade de gênero no debate sobre o envelhecimento.

Com o tema deste ano, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo reafirma seu papel como espaço de luta, memória e transformação. A proposta é garantir que todas as pessoas da comunidade possam envelhecer com dignidade, orgulho e acolhimento. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 hour ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

19 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

1 day ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

2 days ago