Categories: CulturaTeatro

‘Marias’ destaca o respeito às práticas religiosas afro-brasileiras no Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, quarta-feira, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o espetáculo “Marias” leva as práticas religiosas tradicionais brasileiras, com destaque para o benzimento e rezas-cantadas presentes no cotidiano interiorano, ao Teatro de Arena do Sesc Campinas. A Apresentação será às 16h e é voltada a todas as idades.

Partindo da relação entre netos e avós, com a atriz-cantora Ori-Akan e os músicos Pedro Augusto e Leonardo Torres no palco, o espetáculo teatral promove um intercâmbio de linguagens artísticas unindo história, artes cênicas e música, para ensinar sobre respeito aos mais velhos e às práticas religiosas afro-brasileiras por meio da narrativa da contação de história e de canções oriundas de religiões afro indígenas e católicas. A direção artística é de Aiyrá Laura.

Dirigida e produzida por mulheres, majoritariamente negras e indígenas, e baseada na história autoral de Ori-Okan – uma mulher negra, historiadora e praticante de religião afro-brasileira -, a obra atua como uma ferramenta de valorização das tradições culturais e no fortalecimento dos laços familiares.

O conto “Marias” narra, por meio de uma serpente d’água mágica, um encontro inesperado entre Maria Flor, uma  criança curiosa que sonha ser escritora, e Vó Maria, a benzedeira do bairro que vive muito cansada e desacreditada em seu ofício.

É pela oralidade, do canto e do aprendizado sobre medicinas da natureza que as personagens constroem um laço sensível e de partilha intergeracional. Maria Flor aprende com o tempo e a sabedoria, personificado na figura da velha senhora, e Vó Maria aprende que a criatividade e a fantasia são os temperos ideais para o resgate da própria fé. 

Mais cedo, às 11h, será realizada a oficina de canto-teatro Sons da Encantaria: cantando histórias, unindo arte e educação com dinâmica de roda entrelaçando a linguagem cênica e musical, direcionada a crianças com idades entre 6 a 12 anos. Tanto a oficina quanto o espetáculo são gratuitos com retirada dos ingressos duas horas antes do início de cada atividade.

Serviço

Espetáculo “Marias”
Dia: 20/11 (quarta-feira)
Hora: 16h
Local: Espaço Arena – Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada duas horas antes do espetáculo

Oficina de teatro
Dia: 20/11 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Sala Corpo e Arte – Sesc Campinas
Indicação etária: 6 a 12 anos 

Cultura Carta

Recent Posts

João Machado, o fotógrafo do sertão, apresenta seu trabalho autoral em bate-papo no NuFCa

(fotos joão machado) Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 20h, o Núcleo de Fotografia…

8 hours ago

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

11 hours ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

12 hours ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

13 hours ago

Crise do governo neoliberal de Javier Milei faz argentinos comerem carne de burro

(imagens reprodução vídeo) Para contornar a crise econômica e a concentração de renda provocada pelo…

15 hours ago

Governo Tarcísio não sabe onde estão R$ 23 milhões em material esportivo

(foto paulo guereta - gov sp) Um levantamento feito a pedido do Tribunal de Contas…

2 days ago