Categories: Geral

ADunicamp protesta contra violência policial do governo Tarcísio contra docentes e estudantes

(foto: Lucas Martins/divulgação)

A Diretoria da ADunicamp publicou uma nota de protesto em repúdio às agressões da Polícia Militar contra docentes e estudantes que protestavam contra o leilão de escolas públicas promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na quarta-feira, 04. Veja nota:

A Diretoria da ADunicamp protesta com veemência e manifesta total repúdio às violentas agressões desfechadas pela Polícia Militar contra docentes e estudantes que protestavam contra o leilão de escolas públicas promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nesta segunda-feira, 4 de novembro, em frente ao prédio da Bolsa de Valores (B3) na capital paulista.

A manifestação, convocada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), foi duramente reprimida com gás de pimenta, balas de borracha e agressões com cassetetes.

Este foi o segundo leilão que prevê a entrega para a iniciativa privada da construção e administração de 16 escolas públicas estaduais. O primeiro leilão ocorreu em 29 de outubro e privatizou a construção e gestão de outras 17 escolas.Em 30 de outubro, a Justiça de São Paulo atendeu a um pedido da Apeoesp e emitiu liminar suspendendo o primeiro leilão e a realização do segundo. Mas, já no dia seguinte, a liminar foi derrubada e o processo segue o seu curso, com a proposta de privatização de outras dezenas de escolas.

A Diretoria da ADunicamp é contra a privatização da gestão de escolas públicas. É impossível, na análise de educadores(as), separar a gestão gerencial de escolas da gestão pedagógica. A iniciativa privada tem o lucro como princípio de atuação e gestão. E este não pode ser o objetivo das escolas públicas.

As Parcerias Público-Privadas (APPs) significam o total desmonte da educação pública estadual. A Diretoria da ADunicamp é contra a redução de aulas na matriz curricular, contra o confisco de verbas da Educação, pela não implementação das escolas cívico-militares, pela manutenção de classes no período noturno, pela devolução dos valores confiscados de aposentados e pensionistas e contra a PEC 66/2023! (Link)

Carta Campinas

Recent Posts

Crise do governo neoliberal de Javier Milei faz argentinos comerem carne de burro

(imagens reprodução vídeo) Para contornar a crise econômica e a concentração de renda provocada pelo…

6 minutes ago

Governo Tarcísio não sabe onde estão R$ 23 milhões em material esportivo

(foto paulo guereta - gov sp) Um levantamento feito a pedido do Tribunal de Contas…

22 hours ago

Eu Fiz por Merecer, peça inspirada em Plínio Marcos, tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) A série ADu em Cena recebe, no próximo dia 23 de abril de…

22 hours ago

Aumento da produtividade não pode beneficiar só os mais ricos, diz Lula na Espanha

(foto ricardo stuckert - pr) Dias após enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei…

23 hours ago

Encontro A voz dos movimentos sociais e populares de Campinas e região acontece na ADunicamp

(foto rodrigo gomes - rba) O Núcleo Campinas da Associação Brasileira pela Economia de Francisco…

24 hours ago

Mostra Coabitar tem sessão especial com exibição de três curtas-metragens

(foto divulgação- várzea) Com o apoio da ADunicamp, a Habitante Filmes realiza a mostra Coabitar,…

2 days ago