Categories: Economia Política

Governo Lula precisa alterar a metodologia do Boletim Focus para barrar corrupção do mercado

(foto divulgação)

É urgente uma alteração da metodologia de pesquisa do Boletim Focus do Banco Central, diante das denúncias de que o chamado ‘Mercado’ (super-ricos do sistema financeiro) manipula os dados para ganhar mais dinheiro e empobrecer a população brasileira com o pagamento de juros altos. Para resolver essa questão, basta ter mecanismos mais eficientes de controle da apuração dos dados e diminuir o peso do mercado financeiro, incluindo outros setores da área econômica não especulativa e financeira.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reagiu à nova denúncia envolvendo o relatório Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC). Gestores de fundos e economistas participantes do boletim do BC, de acordo com Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, combinam os resultados previamente entre eles para influenciar as decisões da autarquia. Gleisi cobrou que o caso seja apurado pela Justiça.

“Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC ‘autônomo’. É crime e tem que ser investigado”, afirmou a presidenta do PT, por meio da rede social Bluesky.

Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC “autônomo”. É crime e tem de ser investigado.

Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) 2024-10-11T17:13:35.068Z

Cerize fez as revelações durante o painel Cenário Brasil – Oportunidades e Riscos, no Convex Day 2024. Na ocasião, o gestor também comentou a perda de credibilidade do BC. “O mercado financeiro forma grupos que se organizam para ‘ajustar’ o relatório Focus e influenciar as decisões do Banco Central. É tudo combinado. Eles já sabem o que fazer. Essa é a grande farsa que ninguém expõe”, definiu.

“‘Você ajusta o relatório Focus, eu também ajusto…’ Está tudo articulado entre eles, e o Banco Central, por dolo ou inocência, acaba sendo conduzido”, acrescentou.

O fundador da Skopos Investimentos comparou ainda a atuação do BC com a do Federal Reserve (FED), o banco central estadunidense, que costuma pautar as decisões sobre as taxas de juros aqui no Brasil, conforme os relatórios do Comitê de Política Monetária (Copom). “Você nunca verá o Federal Reserve anunciar que vai cortar os juros na próxima reunião e não cumprir. O FED jamais faria isso. E o nosso Banco Central fez isso três vezes e ainda fala de credibilidade? Ele não tem credibilidade nem para um planejamento de 30 dias”, disparou.

Após recente denúncia feita pelo economista Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), o Ministério Público (MP) entrou com uma representação interna, junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), para a “adoção das medidas necessárias a identificar eventuais desvios de finalidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na definição da taxa Selic”. (Com informações de divulgação)

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

55 minutes ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

19 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

1 day ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

2 days ago