Categories: CulturaTeatro

‘Circo da Miséria’ se inspira e busca desmitificar a realidade das pessoas que vivem em situação de rua

(foto: divulgação)

O cotidiano invisível das pessoas em situação de rua está no centro de “Circo da Miséria – O Maior Desespetáculo da Terra”, do artista campineiro Jeff Vasques, com apresentação gratuita neste sábado (5), às 19h30, na Sala dos Toninhos, da Estação Cultura, em Campinas.

A montagem foi construída a partir de oficinas artísticas ministradas pelo artista para a população em situação de rua em 2015, em parceria com o Centro Pop de Campinas. Aborda o cenário de desigualdades do Brasil, em que o desemprego, a falta de moradia e de acesso à educação e saúde acabam por levar uma parcela significativa de pessoas (281 mil, segundo o Ipea-2024) para a rua, onde são muitas vezes rotulados de violentos, preguiçosos e imorais, gerando indiferença ou sendo alvos de violência.

No “Circo da Miséria”, Magrólhos, um palhaço “vagamundo”, perambula pelas ruas e praças, armando seu circo diário por sobrevivência diante do “desrespeitável” público passante. A partir dos restos da humanidade, do lixo, cria maravilhas em busca de um simples olhar ou de um trocado, fazendo-se dançarino, malabarista, acrobata, mágico e o que mais for necessário para se fazer um pouco mais visível e humano. Ora provocando risos, ora comovendo, Magrólhos seduz os espectadores com sua imaginação a adentrarem seu “Circo da Miséria”, convidando-os a ver sua realidade, a compartilhar indignação e solidariedade.

O espetáculo já passou por 15 cidades paulistas, incluindo quatro escolas para jovens e adultos (EJAs) de Campinas, e a apresentação é sempre seguida de um bate-papo. Também faz parte do projeto a oficina “A miséria e o palhaço vagabundo”, para debater a origem e função desse tipo de palhaço, que vive em situação de rua, como Carlitos, de Charles Chaplin, que usa da criatividade e de sua esperteza para garantir sua sobrevivência.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 5/10
Horário: 19h30
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: Av. Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial, Campinas-SP (atrás da Estação Cultura)
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

19 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

20 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

2 days ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago