Categories: CulturaLiteratura

Poeta e escritor Diego Pansani lança ‘Caixa de Gorduras’, com leitura dramática de contos

Detalhe da capa do livro, ilustrada pela artista Kate Manhães (foto: divulgação)

O poeta e escritor campineiro Diego Pansani lança “Caixa de Gorduras” neste sábado (31), às 14h, na Livraria Candeeiro, em Campinas. Antes da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo sobre literatura e o processo criativo com o autor e convidados, entre os quais a artista Kate Manhães, que ilustra a capa do livro, a leitora crítica Letícia González e o editor Gabriel Medeiros.

O evento também contará com a leitura dramática de contos pelo autor e pela atriz Ana Carolina Salomão, integrante da Cia. Histriônica de Teatro, e com o violão e o bandolim de Felipe Macedo e Eduardo Pereira.

A obra, lançada pelo selo da Ofícios Terrestres Edições, é a estreia de Diego no gênero de contos e sua quinta publicação – ele também assina os livros de poesia “O Amador” (2018), “Nenhuma Poesia” (2019) e “Poesia é Risco” (2023), além da HQ “No Meio da Piscina Tinha uma Ergométrica” (2023).

“Após a publicação de três livros de poesia, inclusive um de poesia blackout, em que exercitei a síntese, percebi que algumas imagens e alguns temas requeriam histórias mais integradas com personagens e outras texturas, outros ritmos. A ideia foi testar novas linguagens”, destaca o escritor.

Com 96 páginas, “Caixa de Gordura” reúne 24 contos escritos ao longo de duas décadas. Apesar das diversas fases de produção, há características comuns entre eles, como a linguagem coloquial, o cotidiano, o humor, o lirismo, a subjetividade da vida e fragmentos de memória.

“Há uma relação muito forte com Campinas. Em diversos contos, há referências da nossa vida na cidade, citando bairros, como Castelo, Jardim Itatinga, Cambuí, Jardim Eulina, Centro e Barão Geraldo. Ou seja, uma topografia lírica de Campinas e seus personagens, muitas vezes inspirados em familiares e em vivências pessoais”, conta o escritor.

Temas como a precariedade do trabalho, as profissões colocadas à margem pela sociedade – como jogadores, prostitutas, escritores, motoboys – e uma reflexão sobre a classe média baixa e questões raciais também estão presentes na obra.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 31/8 (sábado)
Horário: 14h
Local: Livraria Candeeiro
Endereço: Rua Dr. Vieira Bueno, 170, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

8 hours ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

12 hours ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

13 hours ago

Baco Exu do Blues apresenta show da turnê do álbum ‘Hasos’ em Campinas

(foto Victor Roncca - divulgação) Depois de uma série de shows no Brasil e uma…

1 day ago

Governo Lula bate recorde no transporte aéreo três anos seguidos no primeiro semestre

(foto paulo pinto - ag brasil) O governo Lula bateu três recordes no transporte aéreo…

1 day ago

Carta na Breja conversa com Guida Calixto, pré-candidata a deputada federal

https://www.youtube.com/live/y9Tjw23Ugak?si=8SszKP3TpaYWQ9MX (ao vivo) Carta na Breja 16,7%, que será apresentado ao vivo nesta segunda-feira, 20…

1 day ago