Categories: CinemaCultura

Festival de Filmes Científicos tem exibição de ‘Pantanal em Chamas’ e outros com roda de conversa

(imagem reprodução – cena de pantanal em chamas)

Em parceria com o Festival de Filmes Científicos (FeFiCi) do IA/Unicamp, o CINEADU realizará neste mês de agosto/2024, sessões com filmes científicos. No dia 14 de agosto de 2024 (quarta-feira), serão exibidos quatro curtas: “Plague Inc e o Cinema Científico: uma análise das imagens dos games” (4 min.), de Letícia Wexell; “Pantanal em Chamas” (8 min.), de Luanna Sampaio; “Vale do Ribeira” (13 min.), de Bruno Ruiz; e “Memórias depois da Lama” (10 min). Após as exibições, haverá roda de conversa sobre os filmes e seus temas.

Os filmes fizeram parte da 15ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), realizado entre os dias 2 e 12 de maio de 2024.

Plague Inc e o Cinema Científico: Uma análise das imagens dos games | Letícia Wexell
Os videogames devem muito ao cinema, e o cinema deve muito à ciência. Os filmes científicos e suas lentes foram a base necessária para que o cinema acontecesse, quando as lentes de microscópios e telescópios eram mais famosas que as de câmeras. De uma ponta da história a outra, comparamos se as imagens criadas por um jogo se assemelham às imagens visualizáveis nas lentes da ciência.

Pantanal em Chamas | Luanna Sampaio
No ano de 2020 o país voltou sua atenção para as queimadas sem precedentes e desproporcionais que ocorreram no bioma no meio do ano. Neste filme, investiga-se a situação do Pantanal em relação às queimadas e quanto à natureza do bioma.

Vale do Ribeira | Bruno Ruiz
O documentário apresenta de forma breve uma amostra da fauna e flora da região do Vale do Ribeira.

Memórias depois da Lama | Artur Marques
Qual o impacto das memórias na vida humana? Com este questionamento, Memória depois da lama busca nos desastres-crime de Mariana e Brumadinho indícios do que a lembrança pode significar individual e coletivamente em contextos traumáticos. (DA ADunicamp)

SERVIÇO
CINEADU apresenta: Cinema Científico na ADunicamp
Exibição de filmes e bate-papo sobre os temas Curtas: “Plague Inc e o Cinema Científico: uma análise das imagens dos games” (4 min.), de Letícia Wexell; “Pantanal em Chamas” (8 min.), de Luanna Sampaio; “Vale do Ribeira” (13 min.), de Bruno Ruiz; e “Memórias depois da Lama” (10 min)
Data: 14/08/2024 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Classificação: 14 anos
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

‘Cocais’ reúne canções autorais inspiradas nas paisagens e culturas brasileiras

(foto anna dias - divulgação) O espetáculo musical “Cocais”, apresentado por Ana Person e Wagner…

14 hours ago

Investigação sobre Vini Oliveira ganha novos capítulos com operação e divulgação de vídeo

(foto reprodução TV Record) Operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia…

15 hours ago

Governo Lula e Banco Central devem lançar a bandeira PIX em resposta aos EUA

(imagem chatgpt) O Banco Central do Brasil e o Governo Lula (PT) deveriam avançar nas…

16 hours ago

Brasil busca novos parceiros comerciais para escapar do Tariflávio dos EUA

(imagem divulgação) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o…

18 hours ago

Ato contra devastação e expansão urbana reúne entidades e moradores de Campinas

(foto verônica guimarães - divulgação) Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, manifestação que…

1 day ago

Avança no Senado projeto da extrema direita que transforma pedófilo em papai

(imagem reprodução câmara federal) Uma proposta asquerosa da extrema direita, relatada por Damares Alves (PL),…

1 day ago