Categories: CinemaCultura

LIS-Unicamp exibe bastidores e curta de animação ‘Prai Prai’, produzido na Amazônia

Mauricio Squarisi, Larissa Ye’padiho e Wilson Lazaretti (foto: divulgação)

O curta de animação “Prai Prai”, produzido na Amazônia, será exibido em sessão aberta nesta quinta-feira (4), às 19h, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Instituto de Artes da Unicamp. Durante o evento, o público também poderá conferir os bastidores da produção e participar de um bate-papo sobre o projeto História de Todos os Povos, do qual o curta faz parte e que tem como objetivo introduzir a técnica de desenho animado entre os povos indígenas de todo o Brasil.

Na comunidade yanonami de Maturacá, entre a Venezuela e os estados do Amazonas e Roraima, “prai prai” significa “venha dançar”, numa tradução aproximada.

O trabalho é o resultado da viagem feita à região, em junho, por Wilson Lazaretti, professor do Departamento de Artes Visuais da Unicamp e um dos diretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, pelo animador Mauricio Squarisi, também do Núcleo, e pela estudante de artes Larissa Ye’padiho Mota Duarte, da etnia Tukano.

A viagem contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp e teve objetivo de desenvolver uma oficina de treinamento de animação com jovens de Maturacá. “Vamos mostrar os detalhes dessa oficina e conversar um pouco mais sobre a iniciativa do projeto História de Todos os Povos, que busca estimular obras com características culturais próprias das comunidades”, explica Lazaretti.

A primeira capacitação em comunidade indígena foi realizada em 1991 pelo Núcleo de Cinema de Animação. O curta “Çuikíri” é uma mensagem de preservação, resultado de oficina de animação com 35 crianças de São Gabriel da Cachoeira (AM). A produção está disponível no YouTube, pelo link https://youtu.be/4MeEnkkQoD4.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 4/7 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: auditório do LIS – Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp
Endereço: Centro de Convenções da Unicamp, com acesso pela Avenida Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária, Campinas-SP

Cultura Carta

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

10 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

11 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

14 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

17 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

18 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago