Categories: GeralMeio ambiente

Universidade Zumbi dos Palmares lança iniciativas por justiça climática e contra o racismo ambiental

(foto: unicef)

A Universidade Zumbi dos Palmares promove nesta quarta-feira (26) o Fórum SuperCidades Educadoras Ambientais, Climáticas e Antirracistas, e lança a Brigada Climáticos. O evento será realizado no campus da universidade, a partir das 14h, e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Inédita, a iniciativa pretende ser um marco na busca por justiça climática e na luta contra o racismo ambiental.

O Fórum vai reunir líderes e especialistas para discutir a implementação de soluções práticas que empoderem as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas. O objetivo é disseminar conceitos e conhecimentos da educação ambiental, combater os impactos causados pelos eventos extremos e erradicar o racismo ambiental. O programa é uma parceria da universidade com o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

O fórum incluirá o painel “A Justiça Climática como Ferramenta de Desconstrução do Racismo Ambiental”, com o foco em estratégias que visam transformar a realidade das pessoas que vivem em situações vulneráveis. Além disso, haverá a Simulação de Intervenção das Brigadas de Conscientização e Intervenção Ambientais e Climáticas, demonstrando a importância da preparação e da resposta rápida às crises climáticas.

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, destaca a importância do evento e do lançamento da Brigada Climáticos como componentes essenciais da filosofia social “Racismo Zero”. “Devemos desconstruir o racismo em todas as esferas. Sabemos que a maioria da população negra vive nas periferias das cidades e são as mais afetadas por tragédias climáticas. A educação é a ferramenta mais
poderosa para que, junto com a Climáticos, avancemos na luta contra o racismo também no campo ambiental”, afirma.

Serviço

Data: 26/6 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Campus da Universidade Zumbi dos Palmares
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 690, São Paulo-SP

Carta Campinas

Recent Posts

‘Cocais’ reúne canções autorais inspiradas nas paisagens e culturas brasileiras

(foto anna dias - divulgação) O espetáculo musical “Cocais”, apresentado por Ana Person e Wagner…

8 hours ago

Investigação sobre Vini Oliveira ganha novos capítulos com operação e divulgação de vídeo

(foto reprodução TV Record) Operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia…

8 hours ago

Governo Lula e Banco Central devem lançar a bandeira PIX em resposta aos EUA

(imagem chatgpt) O Banco Central do Brasil e o Governo Lula (PT) deveriam avançar nas…

9 hours ago

Brasil busca novos parceiros comerciais para escapar do Tariflávio dos EUA

(imagem divulgação) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o…

11 hours ago

Ato contra devastação e expansão urbana reúne entidades e moradores de Campinas

(foto verônica guimarães - divulgação) Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, manifestação que…

1 day ago

Avança no Senado projeto da extrema direita que transforma pedófilo em papai

(imagem reprodução câmara federal) Uma proposta asquerosa da extrema direita, relatada por Damares Alves (PL),…

1 day ago