Em palestra, Breno Altman revela o processo histórico, colonizador e racista de Israel

(foto-kadu-bazilevski-fenaj-divulgacao)

O escritor e jornalista Breno Altman, fundador do blog “Ópera Mundi”, proferiu uma palestra na última terça-feira, 11 de junho, que teve como título e tema do seu novo livro, também lançado durante o evento, “Contra o Sionismo – retrato de uma doutrina colonial e racista”.

“Temos que tratar o que está acontecendo hoje na Palestina em dois planos. Um plano, os acontecimentos atuais; o outro é o processo histórico”, ponderou ele para um auditório completamente lotado.

Breno contestou duramente o que chama de “versão dominante que prepondera nos meios de comunicação” sobre o atual conflito na Palestina. “A versão que tudo começa com o ataque do Hamas cria a falsa ideia de que são dois demônios. E isso impede a solidariedade ao povo palestino. Mas essa versão é falaciosa porque não leva em conta o processo histórico. A colonização sionista sobre os territórios palestinos”, disse.

Ele relatou como a criação do Estado de Israel, em 1948, colocou o povo palestino, desde então, na situação de um povo colonizado. “O último povo colonizado no mundo.” E, para ele, entender as engrenagens da história e desse conflito é fundamental “para quem quer ter uma opinião a respeito dos acontecimentos que estão em curso na Palestina”; e, inclusive, como ele historiou, sobre todo o arcabouço religioso que envolve Israel e Palestina pelo mundo afora.

O encontro foi coordenado pelo professor Wagner Romão (IFCH) e organizado pela Rede Universitária de apoio à Palestina, com apoio da ADunicamp, do IFCH, do CACH e da Frente José Marti. (Da ADunicamp)

Veja palestra:

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

11 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

22 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago