Cinefestival internacional se distancia do antropoceno para abordar desafios ecopolíticos

Em São Paulo – Com 60 obras de 33 países, o IV Cinefestival Internacional de Ecoperformance tem início nesta quinta-feira (30) no Cine Satyros Bijou, em São Paulo. A programação vai até 2 de junho, com gêneros como eco[po]éticas, ecodramas, ecodocumentários e ecoanimações.

Idealizado pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e pelo diretor alemão Wolfgang Pannek, o evento é realizado desde 2021 como uma resposta artística aos desafios ecopolíticos do século XXI. Na intersecção entre cinema, artes cênicas e ecologia, promove filmes de artistas interdisciplinares consagrados e emergentes que investigam as tensões entre meio ambiente, corpo e ancestralidade em paisagens naturais, urbanas e virtuais, incentivando produções em busca de uma cinematografia menos antropocêntrica e que aborda temas chaves da atualidade, como mudança climática, devastação ambiental, crise migratória e repressão social.

Os curtas selecionados serão exibidos em seis sessões diferentes ao longo dos quatro dias de festival, que conta com produções de países como Brasil, Congo, Itália, Irã, Estônia, Estados Unidos, Inglaterra e Mongólia. A programação completa pode ser conferida acessando a página do evento na internet. O festival também é realizado outras cidades ao redor do mundo – Brisbane (Austrália), Providence (EUA), Pinamar, Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Bucareste (Romênia) e Schwerte (Alemanha) – estará disponível on-line entre os dias 27 e 30 de junho no YouTube.

“Ainda prevalece a narrativa antropos, ou seja, a tendência ao domínio da cena por um protagonista humano, muitas vezes em detrimento da performatividade ambiental como um todo. Preferimos obras que primam por uma simbiocena, ou seja, uma cena em que a figura humana deixa de protagonizar em favor da interação entre todos os elementos e agentes performativos de um meio ambiente no mesmo plano de importância. Não é uma tarefa fácil, mas vivenciamos um crescimento no entendimento sobre o enfoque conceitual do festival”, explica Maura, da Taanteatro Companhia, que realiza o festival.

(com informações de divulgação)

Serviço

IV Cinefestival Internacional de Ecoperformance

Data: 30/5 a 2/6
Horário: 18h30 às 21h (30/5), 19h às 21h (31/5), 18h às 20h e das 20h às 22h (1º/6), 17h às 19h e das 19h às 21h (2/6)
Local: Cine Satyros Bijou
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 172, Consolação, São Paulo-SP
Ingressos: R$ 20,00 (R$ 10,00 meia)
Programação completa: https://www.ecoperformance.art.br/pt/programs-2024
Festival on-line (27/6 a 30/6): www.youtube.com/c/InternationalEcoperformanceFestival

Cultura Carta

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

17 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

17 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

20 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

23 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

1 day ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago