‘As Aves da Noite’, de Hilda Hilst, faz sua estreia oficial nos palcos em São Paulo

(foto: priscila prade – divulgação)

Em São Paulo – O espetáculo “As Aves da Noite”, drama teatral de Hilda Hilst, faz sua estreia oficial nos palcos na próxima sexta-feira (24/5), às 21h, no Teatro Cacilda Becker, com entrada gratuita. A peça, escrita há 55 anos, foi a vencedora do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo Virtual em 2022. A encenação, que se passa em Auschwitz, tem direção de Hugo Coelho. No elenco, estão Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Regina Maria Remencius, Rafael Losso, Walter Breda, Fernando Vítor, Marcos Suchara, Wesley Guindani e Heloisa Rocha.

O enredo parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, no campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro. Segundo o diretor Hugo Coelho, essa é uma versão contemporânea do texto de Hilda: “Não é uma reconstituição de Auschwitz, partimos de Auschwitz. O espetáculo é um grito contra a barbárie, contra o fascismo que usa a violência como instrumento de ação política”.

No porão, a autora coloca em conflito os prisioneiros condenados a morrer na cela: o padre, um carcereiro, um poeta, um estudante e um joalheiro, que são visitados pelo oficial da SS, pela mulher que limpa os fornos e por Hans, ajudante da SS. Na montagem, eles aparecem isolados, confinados em gaiolas, uma alusão à prisão onde a história se passa. “A primeira coisa que os governos totalitários e ditatoriais fazem ao prender alguém é destituí-lo de sua dignidade e submetê-lo ao sofrimento extremado, e isso os nazistas fizeram com requintes inimagináveis de crueldade”, diz o diretor.  A leitura que a autora faz dos aspectos éticos e humanos passam por questionamentos sobre Deus, sobre o mal e sobre a crueldade.

Idealizado pelo produtor Fábio Hilst, o espetáculo “As Aves da Noite” teve sua primeira temporada apresentada virtualmente, devido à pandemia da Covid-19. Foi gravado em vídeo, 80 anos após a morte de Maximilian Kolbe, exatamente no momento em que o mundo vivia uma experiência de confinamento. Kolbe morreu em Auschwitz em 1941 e foi canonizado em 1982 pelo Papa João Paulo II. São Maximiliano é considerado padroeiro dos jornalistas e radialistas e protetor da liberdade de expressão.

As apresentações no Teatro Cacilda Becker vão até o dia 2 de junho, às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Na sequência, segue para o Teatro Arthur Azevedo (6/6 a 16/6) e Teatro Paulo Eiró (20/6 a 30/6), sempre com ingressos gratuitos. O projeto foi contemplado pela 17ª Edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

(com informações de divulgação)

Serviço

As Aves da Noite

Duração: 75 minutos.
Gênero: drama.
Classificação: 16 anos.
Ingressos: gratuitos, nas bilheterias dos teatros uma hora antes das sessões ou antecipados no Sympla – www.sympla.com.br.

Teatro Cacilda Becker
De 24/5 a 2/6 – Sextas e sábados às 21h, e domingos às 19h.
Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo-SP.
Telefone: (11) 3864-4513.

26/5 (domingo) – Intérprete de Libras, audiodescrição e bate-papo com o público.

Teatro Arthur Azevedo
De 6/6 a 9/6 – Quinta a sábado às 21h, e domingo às 19h.
De 14/6 a 16/6 – Sexta e sábado às 21h, e domingo às 19h.
Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca, São Paulo-SP.
Telefone: (11) 2604-5558.

9/6 (domingo) – Intérprete de Libras, audiodescrição e bate-papo com o público.

Teatro Paulo Eiró
De 20/6 a 23/6 – Quinta a sábado às 21h, e domingo às 19h.
De 28/6 a 30/6 – Sexta e sábado às 21h, e domingo às 19h.
Avenida Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, São Paulo-SP.
Telefone: (11) 5546-0449.

23/6 (domingo) – Intérprete de Libras, audiodescrição e bate-papo com o público.

Cultura Carta

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

6 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

8 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

8 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

9 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

12 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

13 hours ago