Categories: GeralIdeias e Prosas

Voluntário não é herói

(foto luke jones – upl)

.Por Roberto Ravagnani.

A palavra “herói” nasceu no grego heros, “chefe, nobre, semideus, mortal elevado à categoria dos semideuses”.

É substantivo masculino – indivíduo notabilizado por suas realizações, seus feitos guerreiros, coragem, abnegação, magnanimidade etc.

Há um dito popular que diz: herói é aquele que não conseguiu fugir a tempo e teve que enfrentar.

A partir destas definições, percebemos que o voluntário não é um herói.

Voluntário é: adjetivo – que não é forçado, que só depende da vontade; espontâneo; que se pode optar por fazer ou não.

Voluntariar-se é um ato de serviço, disponibilidade, amor e vontade de ajudar. O voluntariado está presente em todas religiões, como este ato, o “voluntariar-se” significa doar-se inteiramente à causa do Senhor e de seus filhos, e é amar o próximo na prática.

Com esta explicação acabamos de vez com o mito do herói (do voluntário herói), portanto desfeito este mito, vamos ao que interessa de verdade, 2024. Chegou o novo ano e no mês do apocalipse (dezembro) onde todos e tudo tem que ser visto ou feito, antes do dia 31, caso contrario o mundo se acaba e viramos abóbora….kkkk é o meu sentimento com relação a este mês. E gosto do mês, pois foi nele que recebi meu maior presente, minha filha.

Mas como quase todas as promessas para o novo ano, feitas em dezembro, chegamos em janeiro e já começamos a pensar: será que vou conseguir realizar tudo isto?

Muitos, tendem, pressionados pelo desatino da grande maioria, a prometer mundos e fundos, entre essas, o de ser voluntario ou se dedicar a uma causa social. Quando passa dia 31/12 e percebem que o mundo não acabou e que continua tudo igual, só muda de verdade o calendário, começam a cair na real e percebem que prometeram coisas demais, algumas das promessas darão trabalho para serem quebradas, outras serão simplesmente esquecidas que um dia forma feitas, até o próximo dezembro. O voluntariado costuma cair nesta vala do esquecimento ou no modo negação, não sou herói, não vou conseguir.

Mas em 2024 aqui estou eu ajudando a sua memória, não permitindo que você esqueça esta promessa de ano novo, assim como quero que não esqueça nenhuma delas, mas esta me toca pessoalmente.

Não só quero que não esqueça, como estou aqui disposto a te ajudar de alguma forma para que cumpra de verdade. Já comecei afirmando a você que não precisa ser herói. Pode me pedir ajuda pelo @roberto.ravagnani que terei o maior prazer em ajudar, se for capaz, a realizar seu desejo

Carta Campinas

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

17 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

17 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

21 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

24 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

1 day ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago