‘Ralos tributários’ criam mega empresas privilegiadas que pagam só metade do imposto devido

(imagem lil artsy – pxl)

Ao cometar a fala do presidente Lula de que será difícil atingir o déficit zero, o ministro da Economia, Fernando Haddad (PT), afirmou que “ralos tributários” impedem que a receita do país cresça na mesma proporção do crescimento do PIB e na velocidade com que a equipe econômica da administração Lula previa.

E esta semana, um estudo mostrou que esses ‘ralos tributários’ criaram empresas privilegiadas que pagam praticamente a metade do imposto devido. Enquanto a lei prevê alíquota de 34% sobre o lucro das grandes empresas de capital aberto, na prática, o efetivamente pago por elas ficam em 18,1%.

É o que se vê no estudo elaborado pelo Observatório de Política Fiscal do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) e pelo Made/USP (Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo) com apoio da organização social Samambaia.org, mantenedora da República.org. O estudo foi publicado pela Folha de S.Paulo.

O estudo mostrou que o Brasil tem uma carga tributária elevada só na teoria, já o efetivamente pago está abaixo da média global, de 23,5%. O estudo, denominado de “Alíquotas Efetivas e Incidência do Imposto de Renda Corporativo”, comprovou a existência dos ‘ralos tributários’. Ele mostrou que a diferença entre a alíquota prevista em lei e o percentual efetivamente pago é explicada pela existência de benefícios fiscais e práticas de planejamento tributário que reduzem a carga dessas companhias, além da evasão fiscal e de decisões judiciais que afetam o pagamento de tributos. Ou seja, muitos ralos tributários para que os mais ricos não paguem impostos. (Com informações do ICL, 247 e Folha)

Carta Campinas

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

9 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

9 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

13 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

15 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

16 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago