foto
Neste episódio 47 do #PodcastADu, a entrevistada é Rosana Onoko Campos, docente na Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp) e atual presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A professora Rosana fala sobre os impactos e riscos que a PEC 10/2022, conhecida como a PEC do Plasma (também conhecida como PEC Vampiro), terá na sociedade brasileira caso seja aprovada. A PEC do Plasma poderá permitir que a iniciativa privada colete e processe o plasma do sangue humano. “O que se imagina é que, abrindo essa porta, as pessoas pobres sejam levadas a vender/doar sangue, até porque precisam de dinheiro para sobreviver”, disse a médica.
A PEC passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e foi aprovada por 15 votos a favor contra 11, no dia 04 de outubro, e agora o projeto será encaminhado para votação no plenário do Senado, que ainda não informou quando entrará na pauta.
Várias instituições estão se posicionando radicalmente contrarias à emenda, entre elas a Fiocruz, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Novidade
Estreamos neste episódio o novo formato do programa, agora gravado também em vídeo, e que pode ser assistido pelo canal oficial da ADunicamp no YouTube. Este foi o piloto e em breve teremos novidades!! O #PodcastADu está disponível também nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts (Com informações da ADunicamp)
(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…
O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…
As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…
(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…
Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…