Categories: Geral

Operação que fez busca na casa de Bolsonaro começou no final do próprio governo Bolsonaro

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Venire, que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

Entre os seis detidos na manhã de hoje está o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, e outros dois auxiliares próximos de Bolsonaro. A operação começou no final do governo Bolsonaro quando a CGU (Controladoria Geral da União) recebeu denúncias de falsificação em dados do SUS (Sistema Único de Saúde).

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos alvos da Operação Venire que investiga adulteração em cartões de vacinação. A residência do ex-presidente foi alvo de um dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (3). Os agentes também recolheram o celular de Bolsonaro. Apesar de ter evitado várias investigações, trocando delegados durante seu governo, desta vez Bolsonaro não pode fazer nada para impedir as investigações.

Por meio de nota, a corporação informou que também está sendo feita análise do material apreendido durante as buscas e a realização de oitivas de pessoas que detenham informações sobre o caso.  

“As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários”, destacou a PF.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa”, completou.

Ainda conforme a corporação, o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19”.

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das chamadas milícias digitais, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Os fatos investigados configuram crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores. (Com informações da Agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

2 hours ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

3 hours ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

4 hours ago

Crise do governo neoliberal de Javier Milei faz argentinos comerem carne de burro

(imagens reprodução vídeo) Para contornar a crise econômica e a concentração de renda provocada pelo…

5 hours ago

Governo Tarcísio não sabe onde estão R$ 23 milhões em material esportivo

(foto paulo guereta - gov sp) Um levantamento feito a pedido do Tribunal de Contas…

1 day ago

Eu Fiz por Merecer, peça inspirada em Plínio Marcos, tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) A série ADu em Cena recebe, no próximo dia 23 de abril de…

1 day ago