Categories: CinemaCultura

Exibição do documentário ‘Campo Grande é o Céu’ terá roda de conversa com os diretores

(imagem campo grande é o céu – divulgação)

No próximo dia 13 de maio (sábado), o CineADu terá nova Sessão Especial, com a exibição do documentário “Campo Grande é o Céu”, dirigido por Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux. Após a sessão, os diretores, na companhia Professor Gilberto Alexandre Sobrinho (IA/Unicamp), realizarão uma roda de conversa com o público presente. A sessão será no Auditório da ADunicamp, a partir das 19 horas, com entrada gratuita e aberta a comunidade.

Bruna, Jhonatan e Sérgio são um trio com experiência em documentários com temáticas sociais e socioambientais. Foram eles os responsáveis por, através do documentário, apresentar ao grande público a luta dos residentes de comunidades quilombolas do Beco dos Colodianos, de Casca e dos Teixeiras, em Mostardas (península do Litoral Norte do Rio Grande do Sul), para manter viva a tradição de cantoria dos “Ternos de Santos Padroeiros” e outras heranças de seus ancestrais.

O filme esteve presente na 50ª Edição do Festival de Cinema de Gramado, com direito a menção honrosa durante a premiação. O trio de diretores recebeu o Prêmio de Melhor Direção no 13° Festival de Cinema da Fronteira, realizado na cidade de Bagé-RS.

RODA DE CONVERSA
As sessões especiais do CineADu 2023 são divididas em duas partes: exibição do filme e, ao final, roda de conversa. Desta vez não será diferente e, após a exibição do documentário, o Professor Gilberto Alexandre Sobrinho, docente do Instituto de Artes da Unicamp, mediará um bate-papo com Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux, diretores do filme.

Jhonatan Gomes é ator, cantor, arte/educador, produtor cultural, diretor de cinema e natural de Gravataí/RS. Seja na produção ou na atuação, trabalha desde 2014 em festivais de teatro, dança, música e cinema. Em 2021, dividiu a direção do filme “Olhos de Anastácia: Conexões Quilombolas” e, junto à equipe, recebeu o Prêmio Oliveira Silveira e Prêmio Melhor Desenho de Som no II Festival Cinema Negro em Ação e em 2022.

Sérgio Guidoux é realizador audiovisual e documentarista. Começou o trabalho com cinema em 2005 trabalhando na área de som, com som direto e pós-produção. Em 2019 junto com a cacique mbya guarani Julia Gimenes realizou o curta Opy’i Regua, que entrou pra seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes e recebeu prêmios da crítica nas mostras Dialogo de Cinema (RS) e Panorama Coisa de Cinema (BA). Atualmente está finalizando seu segundo longa-metragem, sobre a Feira de Agricultores Ecologistas de Porto Alegre. (Da ADunicamp)

SERVIÇO
CineADu Especial: Campo Grande é o Céu
Data: 13 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

12 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

12 hours ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

13 hours ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

14 hours ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

16 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

17 hours ago