Cia do Tijolo faz temporada de cortejos cênicos com bonecos gigantes para celebrar o centenário de Paulo Freire

(foto Flávio Barollo – div)

O Cia do Tijolo promove uma série de apresentações celebrando a retomada do grupo após o período de pandemia e também o centenário de Paulo Freire. Nos sábados de março de 2023, sempre com concentração às 14h30 e saída às 15h, a trupe artística realiza uma temporada de apresentações gratuitas da “Corteja Paulo Freire”, um trabalho musical poético que será realizado em quatro locais de São Paulo, agrupando integrantes do grupo e companhias parceiras, celebrando o centenário de Paulo Freire.

No dia 04 de março (sábado), a Cia do Tijolo realiza a ação saindo da sede do Engenho Teatral e chegando no CEU Carrão, no Tatuapé. No dia 11 de março (sábado), o cortejo sai da sede do Instituto Pombas Urbanas e vai até a Praça Brincante, em frente ao Centro Cultural Arte em Construção, na Cidade Tiradentes. No dia 18 de março (sábado), a ação acontece com saída da sede da Cia dos Inventivos. E no dia 25 de março (sábado), o cortejo sai da sede da A Próxima Companhia e segue até o Elevado Costa e Silva – o Minhocão.

Assim, com bonecos gigantes de Patativa do Assaré, Federico Garcia Lorca, Ivone Gebara, Dom Helder Câmara e do próprio Paulo Freire, a Cia do Tijolo promove um coro para reabertura dos trabalhos depois de um longo inverno. A criação de uma Corteja, dessa forma, no feminino, mistura do substantivo cortejo e do verbo cortejar conjugado na terceira pessoa do singular, ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo, busca promover a ideia de coletividade, respeito, caminhada, gentileza, cumprimentar- se, cuidado e galanteio.

A ação faz parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Com este projeto, a Cia do Tijolo propõe um conjunto de ações articuladas para celebrar, homenagear e fazer justiça a Paulo Freire, às professoras e aos professores brasileiros. (com informações de divulgação) 

Serviços:

Duração: 90 minutos

Classificação Livre – Grátis

04 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h. Itinerário do cortejo: Saída da sede do Engenho Teatral, que fica na Rua Monte Serrat, 120 – Tatuapé, São Paulo – SP. Chegada no CEU Carrão que fica na Rua Monte Serrat, 230 – Tatuapé – São Paulo – SP

11 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h. Itinerário do cortejo: Saída da sede do Instituto Pombas Urbanas, o Centro Cultural Arte em Construção, que fica na Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP até a Praça Brincante (em frente ao Centro Cultural Arte em Construção.

18 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h. Itinerário do cortejo: Saída da sede da Cia dos Inventivos, que fica na Rua Limeira, 19, Quinta da Paineira (próximo ao Metrô Vila Prudente) e percurso pelo entorno da cia.

25 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h. Itinerário do cortejo: Saída da sede da Próxima Companhia até o Minhocão

Recent Posts

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

16 minutes ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

17 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

18 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

22 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

22 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

22 hours ago