O CineADu do próximo dia 22 de outubro (sábado), será especial. A sessão terá a exibição do filme “A Febre”, dirigido por Maya Da-Rin, que estará presente no auditório da ADunicamp para uma conversa sobre questões abordadas no filme.
Além da diretora, o debate contará com a participação dos estudantes indígenas da Unicamp: Geovane Baniwa, estudante de Ciência Sociais e integrante do Coletivo dos Estudantes Indígenas da Unicamp; Lilly Baniwa, estudante de Artes Cênicas; e Vera Lucia Tukano, estudante do curso de história.
O filme conta a história de Justino, um indígena Desana de 45 anos, que trabalha como vigilante no porto de cargas de Manaus. Desde a morte de sua esposa, sua principal companhia é sua filha mais nova, com quem vive em uma casa modesta na periferia. Enquanto Vanessa se prepara para estudar Medicina em Brasília, Justino é tomado por uma febre misteriosa que o levará de volta a sua aldeia, de onde partiu vinte anos atrás.
Maya Da-Rin
Maya Da-Rin é uma cineasta e artista visual brasileira cujas obras incluem filmes de ficção, documentários e videoinstalações. Seu trabalho foi exibido em importantes festivais e museus como Locarno, Toronto, Rotterdam, New Directors/New Films, MoMA e New Museum, tendo recebido inúmeros prêmios. Foi convidada para participar das residências Cinéfondation do Festival de Cannes (França), TorinoFilmLab (Itália) e do Centro de Arte LABoral (Espanha). Seu primeiro longa-metragem “A Febre” (2019) estreou na competição internacional de Locarno, onde recebeu o Leopardo de Melhor Ator para Regis Myrupu, o Prêmio da crítica FIPRESCI de Melhor Filme e o Prêmio Especial do Júri, antes de ganhar mais de 30 prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo. É mestre em Cinema e História da Arte na Sorbonne Nouvelle – Paris III, formou-se com honras no Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (França) e foi aluna na Escola Internacional de Cinema e TV (Cuba).
SERVIÇO
Filme: A Febre (2019), uma coprodução Brasil, França, Alemanha
Direção: Maya Da-Rin
Data: 22 de outubro (sábado)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da ADunicamp
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…