Categories: Geral

Advogados de Bolsonaro dizem à Justiça eleitoral que ‘moeda’ não é mais sinônimo de ‘moeda’

Para tirar um vídeo divulgado pela campanha do ex-presidente Lula (PT), em que reproduz reportagem que mostra que a família Bolsonaro comprou 107 imóveis, sendo que 51 deles parcialmente ou integralmente em moeda corrente, ou seja, em dinheiro vivo, os advogados do PL tentam convencer a Justiça de que ‘moeda corrente’ não é ‘moeda corrente’, não é dinheiro, mas qualquer outra coisa.

moeda corrente do Brasil (foto joel santana – pbl)

Ou seja, os advogados tentam alterar o dicionário, afirmando que o termo moeda não se refere à moeda; que o termo moeda, diferente do que diz o dicionário, não é mais sinônimo de “dinheiro”.

Veja o que dizem os advogados do PL. Eles defendem a tese absurda de que “moeda corrente” é diferente de “dinheiro vivo”. Segundo eles, ‘Dinheiro vivo’ e ‘moeda corrente’ são coisas bem diferentes. ‘Dinheiro vivo’ significa pagamento em papel moeda, ou seja, em cédulas. ‘Moeda corrente’ diz respeito a quaisquer meios de pagamento, contanto que sejam em moeda nacional (SIC), ou seja, em reais”, dizem sem pudor na representação. A explicação é de um contorcionismo linguístico inacreditável.

Os advogados se esqueceram que é proibida qualquer transação de imóvel em outra moeda, que não seja a moeda corrente nacional. O Art. 318 do Código Civil diz que “são nulas as convenções de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferença entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislação especial”. Então, duas pessoas domiciliadas no Brasil não podem simplesmente resolver vender um imóvel em dólar ou outra moeda estrangeira. A lei considera esse negócio nulo. (link)

Ou seja, a explicação dos advogados de que moeda corrente é dinheiro nacional é tautológica. Seria bastante estúpido escrever em um contrato que o pagamento é em Real, sendo que a lei obriga o pagamento em Real. Ou seja, ‘moeda corrente’ nesse contexto é explicitamente ‘dinheiro vivo’, papel moeda, ou notas de real.

O entendimento da campanha de Lula e da reportagem está correto. Nesse contexto, ‘moeda corrente’ significa ‘dinheiro vivo’ e não cheque, transferência ou depósito. A moeda corrente de um país é o seu dinheiro. A moeda corrente dos EUA é o Dólar, a moeda corrente da Rússia é o Rublo e a moeda corrente do Brasil é o Real. A moeda corrente dos EUA não é um ‘cheque em dólar”. Isso é um absurdo. Portanto, segundo os documentos analisados pela reportagem, os imóveis foram comprados com dinheiro vivo, ou seja, Real.

Veja o vídeo que Bolsonaro quer censurar porque moeda não é dinheiro.

(link)

Carta Campinas

Recent Posts

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

51 minutes ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

54 minutes ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

14 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

16 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

16 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

17 hours ago