Os interessados já podem se inscrever no Curso de Introdução ao Improviso, que terá como mediador o palhaço e artista Jeff Vasques, e acontecerá aos sábados, das 10h às 12h30, na Sala dos Toninhos, em Campinas.

(Imagem: Divulgação)

O Improviso (ou Impro), que se tornou popular no Brasil através do grupo Barbixas (youtube), ainda é pouco praticado em Campinas. Buscando mudar essa situação, este curso gratuito propõe uma introdução ao universo do Improviso, direcionado a qualquer pessoa acima de 16 anos, tendo ou não experiência anterior de teatro.

Essencialmente, o curso busca destravar a espontaneidade, tão presente nas crianças e tão soterrada nos adultos. Através de jogos, de forma lúdica e gradual, a ideia é reconquistar a capacidade de criar narrativas improvisadas coletivamente! Serão trabalhados, de forma prática: 1. os conceitos básicos do Improviso, como escuta, primeiro impulso, aceitação, não julgamento e bloqueios; 2. o corpo brincante, disponível e presente; 3. a estrutura narrativa; 4. e encenações curtas.

Jeff Vasques (Imagem: Divulgação)

“No improviso, as noções de erro e fracasso perdem sentido, já que não há roteiro a ser seguido ou modelo em que se enquadrar: brincamos todos juntos, aceitando o que brota de nosso universo e se faz história na amarração coletiva. A vida não tem ensaio, venha improvisar!”, diz Jeff Vasques.

Jeff Vasques é palhaço, poeta e arteducador. Pesquisa a figura do palhaço-vagabundo, com o qual montou o “Circo da Miséria – o maior desespetáculo da Terra!”, que aborda a vida da população em situação de rua. Além da espontaneidade do palhaço, vem, também, investigando o Improviso, tendo passado, em sua formação, por mestres nacionais e internacionais.

Curso de Introdução ao Improviso (gratuito)

Mediador: Jeff Vasques

Quando: sábados das 10h às 12h30

Onde: Sala dos Toninhos – Estação Cultura

Duração: Módulo I (agosto e setembro) / Módulo II (outubro e novembro)

Vagas: 30

Público: a partir de 16 anos, com ou sem experiência em teatro

Seleção: caso haja mais inscritos que vagas, haverá seleção por carta de intenções

As inscrições podem ser feitas através do seguinte formulário, até 30 de julho:

https://forms.gle/SLnv8Xyd1qcJQ7gD6

Mais informações: [email protected]

ou https://www.eupassarinho.com.br/post/improviso

(Carta Campinas com informações de divulgação)