.Por Roberto Ravagnani.

Eu recebo notícias do voluntariado de várias partes do mundo, para acompanhar o que vem acontecendo e para analisar como o voluntariado é divulgado em outras regiões.

(inagem kimberly-farmer -upl)

Uma coisa é FATO, raramente vejo falar de voluntariado sem ser notícia, explico: normalmente são jornais ou outros veículos apontando um ou outro trabalho voluntário específico, contando sobre um resultado ou a necessidade de uma organização ou realização de uma empresa.

O voluntariado apresentado da forma como busco apresentar aqui ainda não vi, sem uma marca, apresentando suas vantagens e seus benefícios para pessoas, organizações, empresas, sociedade, sem ter uma necessidade, somente apresentando a causa maior como uma ferramenta de desenvolvimento para as pessoas.

O trabalho que faço, é bom deixar claro para os críticos de plantão, não é melhor ou pior, somente diferente da maioria dos veículos que conheço, que buscam sempre atrelar o voluntariado a uma notícia e não somente como um assunto a ser tratado de forma mais abrangente, fazendo com que as pessoas possam se interessar em conhecer mais a possibilidade de ser voluntário em qualquer organização.

O voluntariado é uma ferramenta, uma “matéria” que poderia ser ministrada em todas as escolas na grade curricular como a arte de conhecer e conectar as pessoas, bem como uma arte em fazer a sociedade se desenvolver de forma segura e preocupada uns com os outros.

Um mundo desenvolvido, pressupõe um voluntariado ativo, organizado e distribuído em todas as camadas da sociedade, perfazendo uma proteção social para todos, para quem prática e para quem recebe.

Que mais veículos possam divulgar o voluntariado de forma ativa e despretensiosa para o mundo ser mais empático as causas sociais e às pessoas. Vamos viver o voluntariado de forma plena.